Classificados on-line impulsionam vendas de veículos usados na pandemia

Goiânia – GO 11/8/2021 –

Consumidor que quer comprar um veículo encontrou a solução nos marketplaces automotivos

O mercado de veículos seminovos foi um dos poucos que conseguiram driblar as dificuldades que o comércio vem enfrentando devido à pandemia do coronavírus. Um dos motivos é que muitos brasileiros consideram o carro uma alternativa de locomoção mais segura do que transportes públicos, por exemplo. 

Segundo levantamento da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), somente em dezembro, 1.597.052 carros foram vendidos, aumento de 13,1% em comparação com novembro de 2020 e 23,6% em relação a dezembro de 2019.

De acordo com o Google, 92% de todos os compradores do segmento automotivo fazem uma pesquisa completa online antes de decidirem qual automóvel vão adquirir, para só então fazer a compra offline na concessionária.  

A Webmotors é, atualmente, o maior portal de compra e venda de carros do país. Em 2020, o número de usuários ativos na plataforma cresceu 4%, enquanto os leads avançaram 78%. Além disso, o número de visitas no site no ano passado aumentou em 14%, comparado com 2019. 

Já a plataforma iCarros, aumentou em 20% o número de leads em relação ao ano de 2019. O número de acessos também cresceu no mesmo período, na casa de 30%. O iCarros tem aumentado o investimento em inovação em 30% ao ano nos últimos anos, buscando aumentar o seu tráfego, a sua audiência e o seu estoque.

E o Usadosbr, que agora ocupa a terceira posição dos sites automotivos mais utilizados pelos consumidores, registrou em meio à pandemia um aumento de buscas no site de 600% em 2020. A quantidade de lojas ativas no site cresceu mais de 1.000% e o número de leads gerados deu um salto de mais de 500%. Para fazer tudo isso acontecer a empresa precisou reforçar o time, que cresceu mais de 80%. Todo esse crescimento resultou em um aumento no faturamento de mais de 400%.

“A pandemia acelerou o processo de digitalização de todos nós de uma forma definitiva. Logo no início sabíamos que seria algo que poderia transformar o mercado e, de fato, transformou. O consumidor não vai mais comprar carro como antigamente e nós já estamos pensando em como ele vai querer comprar no futuro” diz Mênfis Augusto, CEO do Usadosbr.

Com mais pessoas utilizando os marketplaces para comprar e vender, o ano de 2021 deve apresentar boa recuperação no setor automotivo. As vendas de automóveis e comerciais leves ainda devem crescer 15,8% neste ano e voltar a casa de 2 milhões de carros emplacados, segundo uma pesquisa feita pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave). 

“Percebemos que o consumidor não abandonou o desejo de comprar, apenas adiou esse desejo enquanto as informações sobre a pandemia ainda eram poucas ou confusas. Na medida em que a situação foi se estabilizando, o consumidor retomou seu desejo de comprar um veículo, até por segurança, pois tinha receio de usar transportes públicos lotados, como o metrô e ônibus, e também veículos de aplicativos”, afirma o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos.

Website: https://www.usadosbr.com/

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