Franquia: investir no formato é um bom negócio?
Rio de Janeiro 3/5/2021 –
Mesmo diante da crise, comércios voltados à alimentação tiveram boa performance no ano de 2020. Os deliverys ajudaram
O ano de 2020 foi cheio de desafios para a maioria das empresas brasileiras, que tiveram de se reinventar para continuar no mercado. Essa instabilidade fez com que muitos mudassem o foco: enquanto o e-commerce foi visto como alternativa, outros decidiram que precisavam de mais estabilidade.
Esse movimento fez com que muitos empreendedores repensassem a ideia de abrir uma franquia. O mercado, que é promissor, não performou tão bem no último ano, com queda de 6,9% em comparação com 2020. Ainda assim, no terceiro trimestre já apresentou sinais de recuperação, segundo dados da ABF, Associação Brasileira de Franchising. Por isso, as expectativas para o ano de 2021 são positivas.
Vale ressaltar que o mercado de franquia emplaca 20 anos de crescimento consecutivos, enfrentando, inclusive, grandes crises que o país encarou no período, de acordo com a ABF.
Ainda assim, mesmo diante do momento de retração, determinadas franquias tiveram um desempenho acima do esperado – algumas voltadas para o ramo alimentício. O movimento acompanhou o ramo de alimentação, que mais cresceu no ano de 2020, alcançando 6,2 mil novas micro e pequenas empresas até o mês de outubro, de acordo com a ES Brasil.
A alta foi atribuída aos serviços de entrega: delivery de comida viu seu movimento crescer quase 95% durante os meses de março e junho, de acordo com Mobills.
Mercado promissor
De acordo com pesquisa feita pela startup espanhola Comprar Acciones, as entregas de comida cresceram quase 27% se avaliado todo o ano de 2020, alavancando o comércio de refeições, lanches e sobremesas.
Acompanhando a tendência, vem o fato de que mais pessoas estão praticando exercícios dentro de casa e melhorando a alimentação. De acordo com o Ministério da Saúde, 40% da população mudou os seus hábitos na quarentena, em busca de uma vida mais saudável.
Dessa forma, as portas se abriram para empresas que vendem pratos mais leves e nutritivos. “Sentimos que as refeições com toque caseiro também tiveram mais procura, já que muitos sentiram falta dos almoços com a família reunida e encontraram conforto e acolhimento nos pratos que trazem a conexão e memória afetiva”, complementa Arlete Wolfram, Fundadora do Porto do Sabor, franquia de alimentação saudável.
Por esse motivo, o Porto do Sabor resolveu tornar o seu formato de atuação em franquia. “Decidimos que era o momento de levar a alimentação saudável mais longe. Ao decidir mudar nosso formato de atuação, estudamos investimentos e retornos, assim como buscamos por métricas que manteriam a qualidade em todas as unidades. Tornar a possibilidade real foi algo que nos deixou empolgados”, diz Arlete.
O Porto do Sabor foi premiado com o título “Excelência em Franchising” da ABF por dois anos seguidos, em 2019 e 2020. Este ano a empresa está lançando o modelo de quiosque, que busca facilitar a abertura de novas unidades por demandar um investimento inicial menor.
Para saber mais, basta acessar: https://www.portodosabor.com.br
Website: https://www.portodosabor.com.br