Gênero de literatura jovem adulto cresce no mercado literário
Rio de Janeiro, RJ. 11/2/2022 – Procura por histórias de fantasia aumentou desde o início da pandemia
Fatia do gênero cresceu de 0,65% para para 1,17% em 2020, totalizando mais de 3,5 milhões de unidades vendidas
Uma versão de Romeu e Julieta na Xangai dos anos 20 com a adição de um monstro; a história de espadachins lésbicas necromantes; uma escola das trevas sem professores, onde uma considerável porcentagem do corpo discente morre antes da formatura. Estão são algumas das histórias publicadas pelo novo selo Alta Novel, pertencente à editora Alta Books.
Nas redes sociais, os bookstans, uma palavra nascida da junção de book (livro), stalker (perseguidor) e fan (fã), um nicho de fãs de obras literárias que abrangem desde fantasias com monstros e planetas até um singelo romance entre uma cozinheira e um vendedor de doces, como em “Uma garota cubana, chás e amanhãs”, o primeiro lançamento do selo. O livro, inclusive, já está entre os mais vendidos na lista da Publish News, um dos rankings de venda de livros mais conceituados do mercado.
A fatia de mercado do segmento “Jovem Adulto” (young adult, ou YA, em inglês) vem crescendo a cada ano. Desde 2018, quando o gênero passou a ser considerada na Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela Nielsen Book, com coordenação da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), conquistando uma fatia de 0,65% do total de vendas, o crescimento foi para 0,96% em 2019 e 1,17% no ano seguinte, que totalizou mais de 3,5 milhões de unidades vendidas da categoria.
Entre os próximos livros, a expectativa maior é em relação a “Prazeres violentos’, primeiro livro da autora Chloe Gong, e cuja continuação, “Our violent ends” (sem tradução no Brasil), estreou em primeiro lugar na tradicional lista dos mais vendidos do jornal The New York Times, e já conta com um fandom no Brasil, que na pré-venda da publicação encomendou mais de 500 unidades.
A história, uma releitura da tragédia escrita por William Shakeaspeare e que pega emprestado como título o poema “esses prazeres violentos tem fins violentos”, muda o cenário da Verona renascentista para a Xangai dos anos 20, envolvendo gangues locais e imigrantes russos, a política colonialista de países europeus, e um toque de fantasia com a existência de um monstro.
Além da obra de Chloe, uma outra publicação aguardada por fãs é “Gideon the Ninth” (ainda sem título em português), de Tamsyn Muir. A obra acompanha uma jovem espadachim necromante lésbica num enredo que envolve um império, disputa entre casas e esqueletos. A série conta com três volumes lançados nos EUA, e um quarto será lançado em breve.
Com temáticas variadas, e buscando dialogar com assuntos em voga nos tempos atuais, como sexualidade. Conflitos sociais e descobertas da juventude, a literatura “Jovem Adulta” tenta ocupar um espaço no mercado além de sucessos já estabelecidos como Harry Potter e Crepúsculo com novas histórias.
Website: https://altabooks.com.br