Viapol passa por processo de transformação digital
27/1/2022 –
A Viapol, empenhada no desenvolvimento de soluções eficazes para construção civil, com mais de mil itens em seu catálogo, começou o ano de 2022 focada na transformação digital para se aproximar ainda mais de clientes e parceiros. O processo de inovação, que já vem sendo discutido ao longo dos últimos anos, inclui a estruturação de todos os setores e o lançamento de novas ferramentas para impulsionar os negócios da empresa.
“A transformação digital é um processo que faz parte dos nossos planos desde o início da pandemia e, por isso, temos acompanhado de perto todas as tendências do mercado. Não vamos apenas implementar softwares de gestão ou criação de aplicativos, objetivamos nos aproximar dos nossos clientes e facilitar o acesso a nossas soluções técnicas. Vamos usar a tecnologia a nosso favor”, diz Jorge Lima, engenheiro e Gerente de Marketing Estratégico da Viapol.
Uma das iniciativas da empresa nesse sentido foi levar todos os treinamentos que antes eram presenciais para o ambiente digital. “A pandemia veio para acelerar essa mudança. Com as restrições impostas, nosso Centro de Treinamentos (CT) adaptou-se para as telas. Desde o ano de 2020, mudamos – e agora oficializamos o novo formato. Já temos uma grade on-line completa para 2022”, afirma Lima. Em 2021, a Viapol também investiu em reestruturar as vendas on-line e, hoje, o marketplace está ativo em 58 cidades.
O contato com o consumidor também está em processo de evolução. Agora, o atendimento está conectado e direcionado a um ‘telecontrol’, em que o cliente conta com um serviço diferenciado, totalmente on-line. “A pandemia nos mostrou o quanto podemos usar a tecnologia a nosso favor. Tivemos um bom aprendizado nos últimos dois anos, o que possibilitou aperfeiçoarmos e melhorarmos nossos protocolos para 2022”, afirma o gerente.
Para Lima, mesmo com o cenário de incertezas, a Viapol continuará na busca de crescimento no mercado, apostando principalmente na inovação. “As empresas vão mudar por completo suas relações com o consumidor. Nosso relacionamento será cada vez mais digital. Na Viapol, nosso propósito é promover agilidade e tornar mais fácil a forma de consumir. Percebemos inovação cada vez mais forte nas companhias do setor e a Viapol está se preparando para isso. Temos como objetivo possibilitar a interação com nosso público no mundo virtual, o que vai exigir infraestrutura”, avalia Jorge Lima.
A Viapol também prepara para os próximos meses dois lançamentos. São programas voltados para clientes e parceiros. As ferramentas ainda estão em fase de teste, mas a empresa adianta que uma é voltada para os projetistas e outra é para as empresas prestadoras de serviços de impermeabilização. “Outro ponto a se considerar é que a chegada do metaverso irá acabar com as fronteiras entre o mundo físico e o digital. Esse é um conceito que temos estudado, pois sabemos que serão revoluções com diversos desdobramentos na construção civil”, diz Jorge.
Marketplace
Atualmente, a Viapol conta com 110 lojas ativadas para compra on-line e mais de quatro mil offline. Ao todo, o marketplace da Viapol abrange 10 estados e 58 cidades. Mesmo antes da Covid-19, a Viapol já planejava a expansão para o on-line. No comparativo de 2020 com 2019, houve crescimento de 11% nas vendas digitais.
Website: http://viapol.com.br