BASF divulga Relatório Anual de Sustentabilidade 2021

2/6/2022 –

Companhia alcançou o melhor resultado financeiro de sua história na América do Sul, com vendas de € 4,4 bilhões. Além de estabelecer metas globais ambiciosas em direção à neutralidade climática, a BASF impactou 2,5 milhões de pessoas em ações de engajamento social, incluindo iniciativas de combate à COVID-19

A BASF acaba de divulgar seu Relatório Anual América do Sul referente a 2021. O documento reúne o desempenho econômico, ambiental e social da empresa na região e o resultado das principais iniciativas no período. Mesmo com os desafios impostos pelo segundo ano da pandemia da COVID-19, a companhia alcançou o melhor resultado financeiro da sua história na América do Sul, com vendas de € 4,4 bilhões. Ao redor do mundo, a companhia contabilizou vendas de € 78,5 bilhões.

Disponível em www.basf.com.br, o Relatório Anual apresenta a governança e a visão de sustentabilidade da empresa, que compreende toda a cadeia de valor, desde a aquisição de forma responsável, passando pela operação de suas fábricas, até o desenvolvimento de soluções para o mercado que contribuem com a sustentabilidade.

“Esse resultado somente foi possível porque ampliamos nosso impacto positivo conectando pessoas, organizações sociais, poder público e empresas na superação dos desafios – dos nossos clientes, da sociedade e, também, os nossos. O desempenho alcançado nos dá a segurança de que estamos no caminho certo na implementação da nossa estratégia, que coloca o cliente no centro de tudo”, comenta Manfredo Rübens, presidente da BASF para América do Sul.

Meio ambiente – Em 2021, a companhia estabeleceu novas metas globais ambiciosas em direção à neutralidade climática. Até 2030, a empresa pretende reduzir em 25% suas emissões mundiais de gases de efeito estufa e zerar as emissões líquidas de CO2, globalmente, até 2050. Para conquistar esses resultados, a empresa planeja investir, aproximadamente, € 1 bilhão até 2025 e entre € 2 bilhões e € 3 bilhões até 2030.

A companhia desenvolve seus produtos sob a ótica da sustentabilidade e cerca de 30% do seu portfólio é classificado como Accelerator, categoria que apresenta uma contribuição significativa de sustentabilidade na cadeia de valor. Em 2021, a companhia registrou vendas de € 24,1 bilhões de soluções Accelerators, um aumento de 43,9% em relação a 2020.

Entre os programas ambientais destacados em 2021 está o Mata Viva®, que já soma mais de 1,3 milhão de árvores plantadas e 750 hectares de florestas restauradas. Somente no Complexo Químico de Guaratinguetá (SP, Brasil), de 1984 a 2021, a empresa contribuiu para o reflorestamento de 155 hectares de mata nativa com 319 mil árvores plantadas. Já na Reserva Suvinil, localizada no Complexo Industrial de Tintas e Vernizes em São Bernardo do Campo (SP, Brasil), 30 hectares contribuem para a preservação da Mata Atlântica e sua biodiversidade. Com apoio da Fundação Espaço ECO, em 2021 a empresa apresentou um estudo de levantamento da biodiversidade no local que identificou mais de 200 espécies de fauna e flora e cinco nascentes. Estima-se que, juntas, as duas iniciativas contribuíram para a remoção de 192 mil toneladas de CO2.

Sociedade – Por meio do edital BASF Conectar para Transformar, a BASF seleciona projetos de impacto social e ambiental para serem implementados nas cidades onde atua, com foco nas áreas de educação científica; empregabilidade; ou educação ambiental e proteção dos recursos naturais e da biodiversidade. Em 2021, em sua 5ª edição, 12 projetos foram selecionados, para implementação na Argentina, Brasil e Chile.

A companhia também patrocinou, em 2021, 38 projetos por meio de leis de incentivo fiscal (33 no Brasil, 4 no Chile e 1 na Argentina), que somaram investimentos de aproximadamente R$ 6,5 milhões.

A empresa conta com 17 Comissões de Voluntariado em suas unidades na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Peru e Uruguai, que em 2021 mobilizaram mais de 1.000 voluntários em 75 ações. Os voluntários dedicaram parte do seu tempo para minimizar os impactos da COVID-19 e promoveram a campanha “Doe Alimentos para quem tem Fome”, contribuindo para arrecadação e apoiando a distribuição de cerca de 21.000 cestas básicas, que beneficiaram 29 instituições.

Desde o início da pandemia, a BASF forneceu produtos essenciais para os clientes e atuou em diferentes parcerias para apoiar a sociedade. As ações de engajamento social, juntas, impactaram 2,5 milhões de pessoas, sendo 2,2 milhões relacionadas a ações de combate à pandemia, como a doação de cestas básicas, álcool em gel, produtos de higiene e limpeza.

Clientes – Em 2021, a empresa lançou 12 plataformas digitais que permitiram a ampliação da apresentação do portfólio de soluções, propiciando uma melhor experiência para compartilhamento de conteúdo e realização de compras.

A Fazenda BASF, um hub de conteúdo voltado para agricultores e profissionais do setor agrícola, traz informações sobre soluções da empresa, mercado e tendências, além de promover eventos, reuniões, feiras e “dias de campo” – tudo de forma virtual. O objetivo é contribuir com o agricultor na tomada de decisões para o seu negócio e abrir as portas para o diálogo e para cocriar. Lançada em setembro de 2021, a plataforma finalizou o ano com mais de 38 mil acessos e 8 mil inscritos.

Pessoas – A companhia encerrou o ano com 111.000 colaboradores no mundo, sendo 5.993 da América do Sul. Em 2021, os colaboradores administrativos começaram a retornar gradativamente aos escritórios, iniciando a transição de forma segura para um novo modelo de trabalho mais inclusivo, colaborativo e aberto, que faz parte de uma nova cultura com opções de modelos híbridos e novos espaços de trabalho que estimulam a colaboração, cocriação e inovação.

Dando continuidade a sua jornada para promover um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo, em 2021 foram promovidas ações de valorização da diversidade e promoção da inclusão no ecossistema da companhia como em processos seletivos, programas de desenvolvimento e retenção de talentos e na cadeia de fornecimento. Entre as ações está a Semana da Diversidade e Inclusão, que contou com 4 mil participantes em 11 lives sobre temáticas que abordam o acolhimento, a inclusão e o respeito no ambiente corporativo e pessoal.

Em 2021, a empresa lançou, no Brasil, o quinto grupo de afinidade, voltado à diversidade geracional e inclusão etária. A empresa já atua no Brasil com grupos de afinidade que promovem: equidade de gênero, equidade racial, inclusão de pessoas LGBTI+ e inclusão de pessoas com deficiência. 

Website: https://www.basf.com/br/pt/who-we-are/sustainability/sustentabilidade-na-america-do-sul/relatorio-anual/2021.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *