Emoção marca lançamento, com direito a autógrafos, de crianças e adolescentes do Fazer Criativo
A emoção tomou conta dos presentes na última quinta-feira, 06 de junho, em um dos espaços do Adventree Buffet, em São Caetano. O motivo? Cinquenta crianças e adolescentes (entre 11 e 21 anos) estavam em sua primeira sessão de autógrafos após um ano de aulas no projeto Fazer Criativo, com o apoio da Maped Brasil.
Para muitos pode parecer fácil, mas não é. Os participantes do projeto são crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social (a maioria), fato que dificulta o acesso à escolas de qualidade e cursos de aprimoramento à leitura e pintura. Mas, a visão e, principalmente, o empenho do jornalista Nelson Albuquerque Jr e da educadora Edilene Ramos Tinoco, mostram que é possível sim abrir as portas da criatividade e inserir estas crianças e jovens no mundo das artes e da literatura. Os profissionais contaram com o apoio da Maped Brasil, empresa de materiais escolares e papelaria que busca projetos que agreguem qualidade na sociedade e no ensino do país.
A turma do Fazer Criativo que realizou o sonho de publicar um livro teve início há um ano, como o apoio também do Núcleo de Convivência Menino Jesus, em São Caetano, que cedeu o espaço necessário para as atividades.
“Nosso projeto sonha e trabalha para abrir oportunidades por meio da criatividade, a imaginação e os talentos artísticos e humanos. Formatamos cursos de escrita e ilustração, com a proposta de gerar novos olhares de mundo, novas esperanças e perspectivas”, afirmam, Edilene e Nelson.
“É muito gratificante ver os olhos das crianças e jovens brilharem. Me emocionei várias vezes, porque no fim, todo o trabalho é criar momentos felizes que possam motivar sonhos, esperança e oportunidade”, destacou Nelson.
O curso dessas turmas foi realizado durante 2023 em uma sala exclusivamente equipada pela Maped, nas dependências do Núcleo Menino Jesus, em São Caetano. Neste ano, as aulas continuam com outras turmas, além de o projeto ter sido estendido a outra instituição em São Paulo.
Mais do que simplesmente ensinar a escrever a pintar, o Fazer Criativo, assim como as artes e literatura, contribui na inserção dos jovens à comunidade. Eles (os autores) mostraram, no evento, que têm personalidade, e já têm nomes artísticos e até sociais, que foram usados nos autógrafos e na hora de receber a própria obra. As mãos que assinavam os livros, ainda pequeninas, mostraram o orgulho de estarem aprendendo, para lá na frente, em um futuro próximo, ajudar a mudar o mundo, se não todo, o que vivem, com certeza.
Para os patrocinadores do projeto, a Maped Brasil, o Fazer Criativo gerou um resultado tão positivo que já há outro dos mesmos idealizadores a ser patrocinado. “O Futuro Em Nossas Mãos faz parte de uma iniciativa global da Maped chamada ‘1% para educação’, que tem o compromisso de contribuir com recursos humanos e financeiros em projetos educacionais no mundo todo, geridos por entidades e profissionais que efetiva e seriamente trabalham na educação formal ou complementar de crianças e jovens”, afirma o diretor da empresa no Brasil, João Luiz de Oliveira Souza.
Livros
Agora, sobre os livros, bem…. foram sucesso absoluto! A tiragem do Lapso, coletânea de contos, crônicas e poesias criadas por 18 jovens entre 16 e 21 anos, praticamente esgotou. Toda a renda arrecadada com a venda dos livros será voltada integralmente para o Núcleo de Convivência Menino Jesus, que acolhe o Fazer Criativo. E logo no primeiro dia de vendas, o valor ficou em R$ 4.700.
O livro “O Futuro em Nossas Mãos” reúne trabalhos de 31 jovens autores, de 11 a 14 anos. O livro é colorido e possui formato 20×20 cm, com uma diagramação que destaca o talento e a criatividade das crianças e adolescentes. Além disso, cada página foi cuidadosamente elaborada para valorizar as produções dos jovens escritores e ilustradores.
O “Lapso”, teve capa foi ilustrada pelos próprios alunos. Os textos refletem a riqueza e variedade das experiências e perspectivas desses jovens escritores. Outras informações pelo Instagram @fazercriativo2023.
Se você quiser contribuir para o projeto, pode adquirir um dos livros pelo whatsapp: 11 96405-3111.
Fotos: Théo Lucano/Eagle News