Autos

Piloto de avião que caiu em Vinhedo teria pedido para fazer pouso de emergência, que foi negado

Um avião com 62 pessoas a bordo que ia de Cascavel, Paraná, a Guarulhos, São Paulo caiu nesta sexta-feira, 09 de agosto, em um condomínio em Vinhedo, região de Campinas, no interior do Estado de São Paulo. A aeronave era um modelo turboélice, pertencente à Voepass Linha Aéreas, antiga Passaredo. Segundo a empresa, estavam a bordo 58 passageiros e quatro tripulantes. A Prefeitura de Valinhos, vizinha a Vinhedo, informou que não há sobreviventes.

Em nota, o governo do Estado de São Paulo informou que equipes da Defesa Civil estadual e Secretaria de Segurança Pública estão mobilizadas no bairro de Capela, onde houve a queda, para o atendimento. Equipes da Polícia Técnica Científica e Instituto Médico Legal também estão no local.  Segundo o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, a aeronave caiu próximo a uma residência. Os moradores estavam no local e não foram atingidos. 

As causas da queda serão apuradas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e devem levar meses. Mas, a queda de temperatura pode ser um dos motivos. Mensagem de um piloto de outro avião que estava voando no mesmo momento, a qual o Eagle News teve acesso, captou no rádio mensagem do comandante que caiu pedindo para fazer um pouso de emergência. O motivo seria o excesso de gelo na altitude em que se encontrava. Porém, segundo mensagem captada pelo piloto, o pouso não foi autorizado.

O morador de um condomínio próximo ao local da queda, Rodrigo Moreira, dize que estava almoçando com a família quando escutou um barulho de avião diferente e imaginou que estivesse caindo. “Peguei o celular e fui para a área aberta e vi o avião em movimento de queda. Foi horrível. Você vê, sabe que tem gente e não pode fazer nada.”

O ATR-72, modelo do avião que caiu em Vinhedo é tido como um dos mais moderno e é  da fabricante europeia ATR, uma parceria entre as empresas Leonardo e Airbus, com capacidade para até 78 pessoas.

O ultimo acidente aéreo de grande porte no Brasil foi há 17 anos, quando um Airbus A-320 da TAM não conseguiu parar na pista de Congonhas e bateu em um prédio da própria companhia aérea.

 

Veja vídeo da queda

 

@eaglenewsnoticias

Moradores flagraram o momento em que um avião despencou em Vinhedo. As imagens foram feitas no bairro Vila Hípica.

♬ som original – Eagle News Notícias

 

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *