Gastronomia

No Dia Nacional da Cachaça conheça a história da bebida mais amada do Brasil e aproveite para degustar no ABC

Hoje, dia 13 de setembro, o Brasil homenageia um dos destilados mais antigos do país: a cachaça! Produzida a partir da fermentação do caldo de cana-de-açúcar, essa iguaria brasileira tem uma história rica que começa no período colonial. O Dia Nacional da Cachaça também celebra a diversidade das técnicas artesanais e do patrimônio cultural nacional.
 A história da cachaça começa no século XVI, quando os colonizadores portugueses trouxeram para o Brasil a técnica de destilação de líquidos. Desde então, a bebida se modernizou, ganhou novas cores, sabores e se consolida como um ícone da autenticidade brasileira, evoluindo de uma bebida associada às classes mais humildes para uma verdadeira iguaria gourmet, apreciada por especialistas e turistas de todo o mundo.

E o ABC também tem ligação com a cachaça.  O Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) destaca a importância do setor da cachaça como um histórico fomento da economia brasileira gerador de empregos diretos e indiretos. Além disso, a forte influência da bebida curtida com o cambuci impulsiona o movimento de bares e restaurantes com os conhecidos festivais realizados na Vila de Paranapiacaba, em Santo André, inserida na Mata Atlântica que tem o cultivo do fruto.

“Trata-se de uma bebida que agrega valor às vendas dos estabelecimentos que comercializam desde a típica aguardente a cachaça de alta qualidade, produzida cuidadosamente de forma artesanal. E aqui no ABC se mantém a tradição do consumo agregado ao cambuci, o que traz oportunidade aos empresários realizarem promoções no Dia da Cachaça, fidelizar e valorizar o cliente que é apreciador do destilado”, afirma Beto Moreira, presidente do Sehal.

 

Boteco São Bento

Para celebrar o Dia da Cachaça, com suas diversas versões e drinks, o Boteco São Bento, unidade Santo André, apresenta os queridinhos do cardápio compostos por uma boa cachaça. 

Na lista, segundo o mixologista da casa, Laércio Zulu, o Banzeiro é muito conhecido pela composição da cachaça ‘Zuluzêra’, limão, vinho tinto, gengibre e sifão. Um drink que faz par perfeito com as entradinhas do Boteco, como o tradicional Bolinho São Bento, Polenta Frita com Ragu de Linguiça ou as Coxinhas de Frango com Catupiry. 

Além do Banzeiro, a Pinga Colada também é um grande destaque da unidade. Com cachaça, shrub de abacaxi e água de coco, a efervescência e o sabor chamam a atenção dos clientes e amantes da bebida. Para esse pedido, a casa sugere acompanhamentos como as porções de Parmegiana no Palito, Lula à Dorê, ou até mesmo, a Linguiça Flambada na cachaça, uma exclusividade do São Bento. 

Já a Rabo de Galo é para quem gosta de uma bebida um pouco mais forte, mas pode apreciar um equilíbrio perfeito entre Carpano Clássico, Cynar, bitters de cacau e a cachaça de alambique, destilada da cana-de-açúcar, muito saborosa. Essa bebida combina com a famosa Costela do Pecado, temperada e assada por 12 horas na brasa da churrasqueira, Picanha Floriano ou a Chapa Mista do Chefe, com picanha fatiada, tiras de frango e linguiça toscana.

 

Números

O Brasil registrou a existência de 1,2 mil cachaçarias em todo o país em 2023, o que indicou um crescimento de 7,8% em relação ao ano anterior, segundo dados do Anuário Nacional da Cachaça 2024. O Estado de São Paulo conta com 11 cachaçarias a mais em comparação a 2022. Por região, os dados ainda apontam que o Sudeste tem 819 cachaçarias, o maior número de estabelecimentos registrados, concentrando 67,3% do total Brasil. 

 O importante reflexo do cenário é a criação de empregos. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, a atividade de fabricação de bebidas gerou um estoque de 134.678 empregos diretos em 2023, com variação positiva de 3,35% em relação a 2022.

 “Certamente, são dados relevantes e que, intrinsecamente, estão inseridos no desenvolvimento do setor. Ou seja, um nicho que pode ser explorado ainda mais pelos nossos estabelecimentos, um segmento representativo no ABC”, alertou Moreira.

 

Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *