E a Coop setentou ….
Praticamente todo morador do ABC com mais de 30 anos tem alguma lembrança da Coop. Talvez não como Coop, mas como Rhodia ou Cooperativa da Rhodia. E o início foi este mesmo, criado por funcionários da Rhodia que buscavam se unir para realizar compras com preços melhores. E o que era para alguns, hoje supera a marca de 1 milhão de cooperados.
Lógico que eu tenho a minha lembrança também. Na minha infância a ‘Rhodia’ ficava na esquina das ruas Dr. Flaquer com a João Pessoa em São Bernardo. Chegar até lá sem carro exigia uma bela caminhada com uma subida considerável. Mas, a compensação vinha na forma de uma cestinha liberada para as guloseimas….
Com 70 anos de história, a Coop se expandiu e busca rejuvenescer, acompanhar as tendências e tecnologias que o setor supermercadista exige. Outro desafio é agregar ao seu público mais fiel às novas gerações que chega. Filha do ABC, a Cooperativa se tornou uma das principais redes do setor do Brasil.
O aniversário é no dia 20 de outubro, mas as comemorações já começaram. Nesta quarta-feira, 18 de setembro, funcionários, convidados, fornecedores e autoridades participaram de um evento para marcar a data e para anunciar a campanha dos 70 anos, que promete ser grandiosa e marcante, como a data merece, a Setentou.
A história de sucesso que começou em Santo André pela determinação visionária de 292 sócios-fundadores ganhou protagonismo tão forte que, hoje, pode-se afirmar que a sua trajetória se entrelaça com o desenvolvimento de muitas cidades onde possui unidades de negócios. São mais de 1 milhão de cooperados ativos, mais de 6 mil colaboradores, 35 unidades de varejo alimentar, sendo 27 no ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, e 68 drogarias, além de seus canais digitais.
Seguindo os princípios do cooperativismo, contribui com a comunidade não apenas empregando e gerando renda, como também colaborando com pessoas menos favorecidas, por meio de programas e projetos sociais, culturais, esportivos e de promoção da saúde.
Diante da acirrada concorrência e pulverização dos consumidores em busca de novidades, a Coop nunca esteve estagnada. Em sete décadas, modernizou a sua marca e suas instalações, além de investir pesado na inovação e em novas ferramentas tecnológicas para se manter com destaque no concorrido mercado varejista.
Sua bandeira sempre foi a excelência no atendimento, tanto que em seu processo de rebranding, a Coop priorizou os atributos da marca: conveniência, convivência e consciência. Outro grande exemplo de sua determinação em oferecer um serviço totalmente diferenciado aos seus cooperados e clientes foi a inauguração do Empório Coop, no coração da cidade de Santo André.
A Coop foi uma das redes pioneiras em introduzir em suas lojas o autoatendimento (self check-out) e possuir dentro de suas lojas uma drogaria. No início do mês de julho, finalizou o projeto de migração do sistema de gestão empresarial para o ERP SAP S/4 HANA – uma nova ferramenta que facilita o fluxo de informações em diferentes níveis, oferece indicadores de performance e auxilia na gestão com redução de tempo e de custos gastos no processo. Esses itens são importantes para continuar competitiva no mercado, com um crescimento perene e sustentável.
Para atender o suprimento de todas as unidades, a Coop possui um Centro de Distribuição (CD), no km 28 da Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo,, com 26,5 mil m². E, como forma de estender a qualidade de sua marca e confiabilidade aos seus cooperados e clientes, ainda conta com uma Central de Panificação na cidade de Mauá, que fabrica itens da marca Delícias da Coop e uma linha de marca própria Coop, totalizando cerca de 500 itens.
“Hoje, comemoramos 70 anos e continuaremos com o nosso compromisso de buscar sempre a inovação e a excelência no atendimento para as próximas sete décadas. Para a festa de aniversário, foi preparada uma campanha promocional que trará milhões de prêmios aos nossos cooperados e clientes. Aguardem”, destaca o CEO, Pedro Mattos.
Foto: Eagle News