ABC

Setor crítico na gestão Morando, Saúde de S.Bernardo será comandada por Jean Gorinchteyn

Com denúncias de falta de médicos, demora em exames, consultas e cirurgias, a saúde pública foi uma pedra no caminho da candidata Flávia Morando, sobrinha do prefeito Orlando Morando, e que disputou a prefeitura este ano e amargou o quarto lugar, mesmo com o apoio da máquina da Prefeitura. Para atacar os problemas, o prefeito eleito Marcelo Lima chamou para comandar a pasta o ex-secretário estadual da Saúde de São Paulo,  Jean Gorinchteyn.

O infectologista integra o conselho do Hospital Israelita Albert Einstein, é médico e professor do internato do Hospital Emílio Ribas. Também é diretor técnico científico da FeSaude e do SindSaude e ainda atua como professor titular da disciplina de doenças infecciosas da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes. Gorinchteyn ficou conhecido nacionalmente durante a pandemia da covid-19 e atuou no comitê criado pelo governo estadual para combater a doença.

Entre os problemas apontados pela população na área da saúde de São Bernardo e que devem estar na pauta do futuro secretário, estão violência obstétrica e morte de mulheres que acabaram de ter filho no Hospital da Mulher. Nas UBSs, as denúncias contra a gestão Morando são de falta de médicos e demora nas consultas. A população se manifestou durante a campanha eleitoral deste ano a favor da abertura do HU (Hospital de Urgência), que funciona de portas fechadas, só recebendo pacientes encaminhados por outros aparelhos da área.

“A secretaria da Saúde tem grande compromisso com a população. Ela tem o dever de levar a saúde para todos. Temos o compromisso do SUS que é saúde para todos. E é isso que vamos fazer em São Bernardo. Temos vários compromissos, a agenda da saúde da criança, da gestante, de todos que precisam ser assistidos.Precisamos dar celeridade às cirurgias, consultase. , vacinação”, disse o futuro secretário.

“O prefeito Marcelo Lima pediu prioridade na criação do Cartão Cidadão, para priorizar a saúde da população do sãobernardense. E vamos fazer nas UBSs, no desenvolvimento da saúde primária, aumentando a rede de especialistas. Não podemos deixar uma pessoa esperando 30, 40 dias para marcar a primeira consulta.Nós precisamos dar celeridade”, ressaltou Gorinchteyn.

 

 

Demais pastas

Além da Saúde, Marcelo Lima anunciou mais quatros nomes para as pastas da cidade. O prefeito eleito afirmou que fará uma reforma administrativa, mudando o nome de algumas pastas. Mas, neste momento, as secretarias continuam com a nomenclatura que estão.

 

Veja os outros secretários anunciados nesta sexta-feira

 

Samara Diniz – Secretaria de Cultura

Coordenou as discussões e a sistematização das propostas para a cultura do Plano de Governo de Marcelo Lima. É referência na promoção de políticas públicas culturais e educacionais em São Bernardo. Com ampla experiência na administração pública, liderando a implementação de políticas como a Lei Paulo Gustavo e o Sistema Municipal de Políticas Culturais, além de coordenar eventos e ações de fomento e formação artística na cidade. 

 

Francisco José Carone Garcia – Secretaria de Transportes e Vias Públicas

Engenheiro civil com mais de 40 anos de experiência em construção civil, especializado em infraestrutura urbana. Possui vasta experiência em gestão pública, com foco em eficiência operacional e otimização de recursos. É reconhecido pela habilidade em liderar equipes multidisciplinares, gerenciar grandes orçamentos e implementar soluções inovadoras para superar desafios estruturais, sempre com uma visão estratégica voltada ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da infraestrutura urbana.

 

Juliane Nakamura – Chefia de Gabinete

Formada em Direito desde 2015, trabalhou por 11 anos no setor privado, com foco nas áreas jurídica e administrativa, especialmente em temas  envolvendo a administração pública. Durante o período realizou uma série de cursos sobre temas relacionados ao Poder Público. Possui, ainda, grande experiência na área eleitoral, tendo atuado inclusive em diversas campanhas do prefeito eleito, especialmente na mais recente, onde coordenou a área jurídico-administrativa operacional da campanha.

 

Rafael Demarchi – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo

Administrador de empresas, com MBA em Gestão Estratégica de Mercado pela FGV e Gestão Pública Empreendedora pela Faculdade Sebrae. Possui sólida experiência em logística intermodal, gestão empresarial e expansão de negócios. Já foi vereador em São Bernardo do Campo. É conselheiro no Ibrachina e no Ibrawork, contribuindo para fortalecer conexões culturais e econômicas entre Brasil e China, com foco em inovação, Smart Cities e startups, promovendo novas oportunidades de negócios e desenvolvimento sustentável.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *