ABC

Genial Quaest: Se eleição fosse hoje, Lula venceria em todos os cenários

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 03 de fevereiro, pelo Instituto Geinal Quaest, aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria em todos os cenários se a eleição fosse hoje. O cantor sertanejo Gusttavo Lima é que teria melhor desempenho.

O presidente ganharia do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de Gusttavo Lima (sem partido), Pablo Marçal (PRTB), do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil)

Em caso de segundo turno, Lula tem vantagem em seis cenários de segundo turno, na pesquisa estimulada. Se as eleições fossem hoje, o presidente ganharia do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de Gusttavo Lima (Sem partido), Pablo Marçal (PRTB), do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

O nome do ex-presidente Jair Bolsonaro não foi incluído na pesquisa por ele estar inelegível. A margem de erro é de um ponto percentual. A pesquisa ouviu  4.500 pessoas, com 16 anos ou mais, em todo o Brasil, entre 23 e 26 de janeiro.

Lula 41% x 35% Gusttavo Lima

Lula 44% x 34% Eduardo Bolsonaro

Lula 44% x 34% Pablo Marçal

Lula 43% x 34% Tarcísio de Freitas

Lula 45% x 28% Romeu Zema

Lula 45% x 26% Ronaldo Caiado

 

Rejeição

Apesar de liderar em todos os cenário, Lula é quem tem maior rejeição. 49% dizem que não votariam em Lula, e 47% que votariam. Há, portanto, um empate técnico no limite da margem de erro. 4% dizem não conhecer o presidente.

A rejeição a Bolsonaro é ainda maior, superando os 50%, assim como as de Ciro Gomes e de Eduardo Bolsonaro. Segundo os dados levantados pela pesquisa,  53% dizem que não votariam no ex-presidente, 52% afirmam não votar em Ciro Gomes, e 55%, em Eduardo Bolsonaro. Gusttavo Lima tem 50% de rejeição.

 

Foto: Reprodução Agência Gov

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *