Pesquisa da Webmotors aponta que busca por carros chineses cresceu mais de 50% no Brasil
O interesse dos brasileiros pelos veículos das montadoras de origem chinesas cresceu nos últimos 12 meses. É o que revela um estudo do Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, com base no comportamento dos usuários da plataforma. Segundo o levantamento, no período entre março de 2024 e março de 2025, os modelos das quatro fabricantes chinesas mais vendidas no País (BYD, CAOA Chery, GWM e JAC Motors) cresceram 51,4% no número de visitas registradas em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Quando somado o total de visitas que os veículos das quatro marcas consideradas no levantamento registraram na plataforma, a CAOA Chery, que é brasileira, mas tem seus modelos desenvolvidos pela chinesa Chery, lidera com 47,9%, seguida pela BYD (31,9%), GWM (12,5%) e JAC Motors (7,59%).
Por outro lado, na comparação com o mesmo período do ano anterior (março de 2023 a março de 2024), os modelos da BYD foram os que mais cresceram em número de visitas na plataforma (+134,5%), seguida pela GWM (+88,31%), CAOA Chery (+24,7%) e JAC Motors (+3,2%).
“Os investimentos que as fabricantes chinesas têm feito tanto em produto quanto em estrutura para ter uma produção local no País têm despertado o interesse do brasileiro, que também é atraído pela equação custo-benefício que os modelos dessas marcas oferecem”, comenta Mariana Perez, CPO da Webmotors.
No ranking dos cinco modelos de montadoras chinesas com maior número de buscas entre março de 2024 e março de 2025, o CAOA Chery Tiggo 7 PRO encabeça a lista, seguido por CAOA Chery Tiggo 5X (2º), BYD Dolphin (3°), BYD Song Plus (4º) e CAOA Chery Tiggo 7.
Sobre a Webmotors
A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.
Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.
Foto: Divulgação