São Caetano libera escolas para atividades presenciais
Depois de Santo André e São Bernardo, as escolas privadas de São Caetano já podem abrir para socialização e acolhimento dos alunos. Decreto publicado nesta quarta-feira, 09 de dezembro, pelo prefeito em exercício, Pio Mielo, detalha as regras para a volta às atividades presenciais.
Além de poder realizar as matrículas para 2021, as escolas da rede privada de São Caetano poderão promover acolhimento psicossocial, socioemocional e realizar atividades técnicos-pedagógicas. As aulas presenciais ainda estão suspensas. As unidades das redes públicas continuam proibidas de qualquer atividade com a presença de crianças.
Para a mantenedora da rede Evolution, Ivy Ferre, a autorização foi uma vitória do setor, que há muito vinha negociando com a administração de São Caetano a abertura para acolhimento das crianças. “A gente lutou muito pelo direito de escolha. Para que os pais que precisam da escola para deixar os filhos tenham um espaço seguro. E, finalmente conseguimos”. A Evolution retoma as atividades na próxima segunda, 14 de dezembro.
Porém, para abrir, as unidades privadas terão que funcionar com apenas 40% da capacidade total; evitar promover atividades que possam gerar aglomeração; os bebedouros só podem ser usados para encher copos e garrafas individuais; a aferição de temperatura deve ser feita constantemente. Além disso, o uso das máscaras é obrigatório, assim como a higienização periódica das mãos e dos ambientes.
No fim de semana, os mantenedores de São Caetano soltaram uma carta aberta na qual apontavam o risco demais escolas fecharem, pois muitas crianças seriam transferidas para as unidades das cidades vizinhas.
Foto: Reprodução