Como ensinar as crianças a escovarem os dentes
Mamães, papais e responsáveis devem criar diversas histórias para incluir no aprendizado infantil, ainda mais quando chega a hora de ensinar as crianças a escovarem os dentes de maneira correta. Essa é uma ação que deve ser colocada de maneira lúdica e acessível.
As brincadeiras são colocadas como tarefas simples, incluindo novos hábitos na rotina que servem para ajudar em diversas etapas de aprendizado.
Pode ser no uso de talheres, na hora de vestir uma roupa ou mesmo como escovar os dentes ao amanhecer e após as refeições, incluir memórias afetivas ou tornar as atividades mais lúdicas contribui para a fixação de uma nova rotina.
Transformar momentos obrigatórios em diversão pode ser benéfico para a criança e, para papais e mamães, um contorno mais apropriado para ensinar algo que entra na rotina costumeiramente, reduzindo o estresse e relutância.
Pasta de dente com sabor agradável
A escova de dentes deve ser acompanhada por um produto que seja do agrado do paladar infantil. Sendo assim, uma pasta de dente para as crianças pode contar com a escolha dos pequenos, desde o supermercado ou farmácia, na hora das compras.
Com isso, é possível considerar produtos adequados à necessidade dos pequenos, com ilustrações temáticas e sabor mais atrativo também.
A fragrância pode ajudar a estimular as papilas gustativas, mas é importante lembrar que esse é um produto que não é comestível, mas voltado para a higiene bucal.
Dessa forma, pais, mães e responsáveis devem estar atentos à quantidade de flúor que o creme possui, pois ela determina a limpeza bucal. Cabe ressaltar, no entanto, que ela não pode ser digerida ou consumida em grande quantidade, pois pode causar a fluorose.
Se a quantidade de creme dental for exagerada, pode ser que, quando adulta, tenha que fazer o clareamento dental por causa de manchas desenvolvidas ao longo da fase infantil.
Aliás, vale ressaltar que a escova de dentes deve contar com cerdas extra-macias, pois assim a gengiva ou os dentes não sofrem nenhum tipo de agressão, provocando incômodo ou dor durante a limpeza.
Exemplos para manutenção da saúde bucal
As crianças seguem os exemplos dos adultos. Para isso, é preciso fazer com que elas estejam presentes na hora da higienização bucal, como logo após as refeições ou antes de dormir.
Utilizar brinquedos como exemplo também é uma saída inteligente, pois a inocência pode provocar momentos de ensinamento.
Dizer que um boneco perdeu os dentes e precisa de implante dentário porque não escovou direito pode surtir algum efeito, bem como usá-los para demonstrar o processo correto de higienização ou mesmo quando é realizada a vistoria profissional.
Isso deve ser feito em tom de brincadeira, sem a ideia de traumatizar uma criança por algo que pode acontecer por diversas situações.
Ainda assim, é importante falar que há pessoas que usam prótese porque não tiveram o cuidado adequado quanto à saúde bucal, bem como aquelas que demandaram por algum outro fator.
Brinquedos podem ajudar nas explicações
As lojas infantis possuem diversos brinquedos que podem ser introduzidos na hora de ensinar como escovar os dentes.
Desde os mais simples, que demonstram de maneira lúdica como é a profissão de dentista, até aqueles que introduzem o aparelho movel como um objeto que pode ser utilizado no futuro e até formas de fazer isso de forma correta.
Inclusive, atualmente já é possível contar com aplicativos e widgets que contribuem para o ensinamento e entendimento dos processos de higienização e cuidados.
Além disso, muitos adultos que estão passando por um tratamento dentário e utilizam aparelhos para alinhamento dos dentes podem servir de exemplo, explicando de forma natural como funciona e as finalidades a que se propõe.
Cuidados podem evitar problemas futuros
As crianças seguem os ensinamentos dos adultos que acompanham e as educam no passar dos anos e, com a adesão e melhora de hábitos, podem ficar livres do uso de aparelho ortodôntico na adolescência de forma mais ágil.
Esses cuidados também podem influenciar na saúde geral e ocorre em casos em que a dieta é balanceada, por exemplo, com um cardápio diversificado de ingredientes desde a primeira infância, com a amamentação materna, papinhas e alimentos sendo inseridos de maneira gradativa e respeitando a formação dos ossos da face e arcada.
Isso porque hábitos inadequados, como o uso de chupeta, podem provocar consequências ruins no futuro, e isso deve ser observado pelos pais, mães e demais responsáveis.
Afinal, mesmo com a escovação sendo ensinada de forma correta, pode ser que seja necessário o uso de aparelho dentario no futuro, visto que a higienização não é o único fator que influencia na qualidade bucal.
Considerações finais
Tudo começa na infância, com o exemplo do papai, da mamãe, de outros responsáveis presentes no cotidiano e, inclusive, a escolinha maternal e infantil também pode contribuir com boas práticas de higienização.
A residência dos avós, de tios, tias e a visita aos amiguinhos também deve servir como modelo para o momento da higienização bucal e reforço da prática e sua importância.
Com isso, elas crescem saudáveis e com os dentes livres de cáries e outras doenças que podem acometer quem não possui o hábito de limpeza oral após as refeições, em conjunto com o fio dental e o uso de enxaguante bucal.
Por fim, é importante ressaltar a participação de dentistas desde o início da vida da criança. Ou seja, a partir do surgimento dos primeiros dentinhos de leite, que pode ocorrer por volta dos 6 meses, até os 6 anos, quando os dentes permanentes começam a chegar.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Foto: Divulgação