BYD vai produzir híbrido elétrico e a etanol no Brasil
Em visita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a vice-presidente Executiva da BYD e CEO da BYD nas América, Stella Li, afirmou que a montadora vai produzir no Brasil o primeiro modelo híbrido flex, como motor eletrificado, a gasolina e etanol.
Segundo a executiva, foi uma promessa feita ao presidente brasileiro. A BYD está em fase de finalização da planta de Camaçari, na Bahia. Está sendo montado também, segundo Stella, um grande centro de pesquisa tecnológica.O projeto prometido a Lula teve a colaboração de 110 engenheiros chineses e brasileiros.
Além do modelo flex, Lula recebeu a informação de que a indústria vai começar a produzir os primeiros veículos no Brasil a partir de março de 2025, abrindo 10 mil empregos diretos até o final do próximo ano e 20 mil até 2026. “Essa será a maior e mais avançada planta de produção de veículos elétricos do mundo fora da China”, destacou Stella. A previsão de produção é de 150 mil veículos até o final de 2025, chegando a 300 mil por ano ao final de 2026, destinados a abastecer prioritariamente o mercado brasileiro e o sul-americano. Stella Li
Participaram do encontro entre a executiva e Lula o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o senador Jaques Wagner; e o secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa.
Ford
A montadora assumiu a planta da Ford na Bahia. A montadora norte-americana saiu do país em 2021. A planta de São Bernardo vai se tornar um centro de logística da Prologis, empresa com sede em São Francisco, na Califórnia. Ao contrário da indústria da Bahia, o centro de galpões que será aberto no ABC não terá a mesma quantidade de funcionários.
Foto: Agência Gov