Deputados de S. Paulo aprovam redução da verba de educação em R$ 11 bi
Com 60 votos a favor e 24 contra, os deputados estaduais de São Paulo aprovaram, em primeiro turno, projeto de PEC (Projeto de Emenda Constitucional) que reduz de 30% para 25% a verba investida em educação. O valor a ser retirado deve ficar em torno de R$ 11 bilhões por ano. O projeto ainda precisa ser votado pela segunda vez antes de ser encaminhado à sanção do governador Tarcísio de Freitas.
A redução dos repasses à educação estadual têm o objetivo de transferir a diferença para a saúde que, segundo Tarcísio, tem demandando mais recursos.
A votação foi marcada por manifestação de estudantes e de deputados contra o projeto do governador. Se com a verba total a situação das escolas estaduais já não eram boas, com falta, inclusive, de papel higiênico nos banheiros, e falta de professores, a situação não deve melhorar tão cedo.
O secretário executivo da Secretaria da Educação, Vinícius Neiva, disse na audiência pública que discutiu a PEC, que existe uma sobra de recursos para investimento na pasta.. “Estou com menos alunos e com uma despesa fixa. Então sobra recurso para fazer investimento. Dentro desse cenário, estamos fazendo o quê? Estamos alocando nossos recursos para investimento”, disse Neiva.
Foto: Reprodução