Diadema confirma 8ª morte por covid
A Prefeitura de Diadema informou hoje, em nota, que de acordo com o Boletim Epidemiológico covid-19 desta segunda-feira, 20 de abril, o município registra 122 casos da doença causada pelo novo coronavírus confirmados, 354 descartados e 626 casos suspeitos em andamento.
Em relação às mortes pela doença, oito óbitos estão confirmados, 12 estão em investigação e 16 suspeitos foram descartados.
Dos oito óbitos confirmados pela covid-19, seis são masculinos (80, 78, 75 69, 68 e 66 anos), moradores dos bairros Canhema, Serraria, Parque Reid, Paulina, Jardim Maria Tereza e Inamar, respectivamente, e dois em mulheres (65 e 43 anos), residentes nos bairros Serraria e Parque Real, respectivamente.
Feirantes
O prefeito de Diadema, Lauro Michels, e técnicos da Secretaria de Segurança Alimentar se reuniram hoje no Paço Municipal, com mais de 200 feirantes da cidade para adequar procedimentos de combate ao coronavirus nas feiras e reforçar outras ações já estabelecidas que vem dando resultados positivos.
Entre os novos procedimentos foi pedido aos feirantes que mantenham suas barracas bem próximas as guias das ruas para aumentar a largura do corredor onde as pessoas transitam ao fazer as compras; priorizem a venda de frutas e verduras já embaladas; e evitem a propaganda verbal, recurso muito utilizado nesse tipo de comércio.
Outra orientação foi que continuem higienizando, com álcool gel 70%, ou água sanitária, os utensílios e as barracas antes das montagens. Foi também pedido que conversem com os clientes estimulando a virem às compras em horários diferentes. “Por favor, peçam aos seus clientes que não venham à feira nos horários de pico. Isso ajuda a otimizar o fluxo de pessoas nos locais e a promover segurança à saúde de todos. Também falem ao público de vocês sobre a importância do uso da máscara e continuem oferecendo álcool gel nas barracas e mantendo a distância de 1,5 m das pessoas ”, enfatizou o prefeito.
Com 25 feiras funcionando nos bairros da cidade e cerca de 678 pessoas trabalhando nelas, a prefeitura vem aplicando medidas para que esse mercado continue operando em tempos de coronavirus. O assistente da Secretaria de Segurança Alimentar, Rodrigo Alves, explica que o contato com os feirantes tem sido constante e o objetivo é passar as informações para que empreendedores e frequentadores das feiras possam se proteger e evitar contaminações. “Primeiro passamos por todas as feiras distribuindo folhetos explicativos, com normas de procedimentos e orientações sobre esse momento. No último final de semana, com a ajuda da GCM e do pessoal do Trânsito, estivemos nas feiras de Piraporinha e de Eldorado distribuindo cartilhas e observando formas de evitar aglomerações e, agora, novamente estamos conversando com os feirantes para que eles nos ajudem a combater a Covid-19”, afirmou.