Dória sobe em retroescavadeira e dá início às obras do BRT em São Bernardo

O governador João Dória colocou a mão na massa, ou melhor, subiu em uma retroescavadeira na manhã desta quinta-feira, 24 de fevereiro, e deu início às obras do BRT-ABC, em São Bernardo. Esse é o primeiro BRT do Estado de São Paulo, e será um dos mais modernos do país, de acordo com o governador. 

Segundo Dória, o projeto não terá custo para os cofres públicos. ”É um investimento privado, o valor estimado é de R$ 860 milhões e será executado pela empresa Next Mobilidade, parceiro na construção e na operação do BRT. Serão 18 Km percorridos por um corredor com estações modernas, climatizadas equipadas com wifi, segurança e agilidade para melhorar a qualidade de vida da população”, destacou o governador.  

O prefeito Orlando Morando, o vice Marcelo Lima e a deputada Carla Morando também participaram do evento que marcou o início das obras. 

Segundo o prefeito, o CCO (Centro de Controle Operacional) ficará no terminal de trólebus do município. Como a operação do BRT é toda automatizada, vai gerar um ganho na velocidade. As obras começam pelo terminal e depois seguem na avenida Aldino Pinotti e avenida Lauro Gomes, sentido Tamanduateí.  

Morando também sabe que mais uma obra na região central da cidade irá gerar transtornos, que já não são poucos, para os motoristas. “Naturalmente você tem um desconforto, como reformar a sua casa. Você vai ter uma operação de transporte aqui em andamento e ao mesmo tempo as obras de implantação do CCO”, disse.  

 

 BRT 

O BRT-ABC é um sistema de transporte rápido por ônibus que vai ligar a região central de São Bernardo até a capital paulista. A obra será iniciada pelo terminal do Centro de São Bernardo e contemplará ações de revitalização e modernização, como abrigar um CCO. A projeção é que o trajeto seja percorrido em 40 minutos na modalidade expressa – o modal beneficiará cerca de 173 mil passageiros por dia. Com 20 estações de parada e três terminais, o BRT irá cruzar um corredor exclusivo com 17,3 km de extensão. O traçado começa em São Bernardo, passando por Santo André e São Caetano e inclui paradas nos terminais Tamanduateí e Sacomã, ambos em São Paulo. 

A estimativa é que as obras sejam concluídas dentro do período de 12 meses. A proposta do Estado abrange que o trecho inicial possa entrar em funcionamento ainda em 2022, e a operação completa deve ocorrer em 2023. A construção do BRT integra pacote de investimentos do sistema gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) na região, a partir da prorrogação do contrato de concessão com a Metra, operadora do Corredor ABD. O novo sistema, concedido à Next Mobilidade, envolverá frota de 82 ônibus elétricos e articulados, ar-condicionado, silenciosos e não poluentes. 

 

 

Outros projetos 

Durante o evento, Doria anunciou ainda a construção de dois novos conjuntos habitacionais em São Bernardo, cada um com 118 habitações, um investimento de R$ 42 milhões.  

 

Foto: Marizete Marson e Divulgação Governo do Estado de S.Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *