Eleições: pesquisas já erraram em Santo André
Na reta final da campanha para o primeiro turno das eleições municipais deste ano, as pesquisas começam a desenhar um cenário de qual poderá ser o próximo prefeito para Santo André. Mas, será que elas estão corretas? As pesquisas são feitas com base em dados geográficos e econômicos que traçam um perfil do eleitorado de cada cidade. Porém, um erro das informações primárias pode comprometer o resultado.
E não é apenas isso. As pesquisas consideram a intenção de voto e não o voto realmente depositado nas urnas. Alguns eleitores podem confirmar o que disseram na pesquisa. Para outros, não. E pode haver alguma mudança até a data da eleição.
O eleitor de Santo André deve se lembrar do ocorrido em 2008. Durante praticamente toda a campanha, o candidato Vanderlei Siraque (PT) liderava as pesquisas. Algumas até apontavam uma possível vitória no primeiro turno.
Vários jornais colocavam o candidato Siraque com 31% das intenções de voto antes do primeiro turno, Aidan Ravin se mantinha em torno dos 15%. Para o segundo turno, as pesquisas só detectaram uma possível virada de Ravin na véspera da eleição, mas com empate técnico entre os dois, sendo 49% para o petista e 51% para o candidato do PDT.
Os números das urnas mostraram que a distância entre os dois era maior, Aidan venceu com 55% dos votos válidos, contra 44% do adversário.
Para este ano, as pesquisas divulgadas estão sendo feitas por institutos pequenos, o que aumenta a chance de um erro. Portanto, quando se diz que eleição só se vence nas urnas é uma afirmação correta.
Com cerca de 20 dias para o término da campanha, muita coisa ainda pode acontecer, fazendo com que o que aparece nas pesquisas seja apenas a foto do momento.
Foto: Reproduçao