Bem Estar

Estável após cirurgia, Lula está acordado e já fala, se alimenta e não terá sequelas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa bem, está acordado e já se alimenta após cirurgia para drenagem de um coágulo intracraniano. A informação foi passada pela equipe médica chefiada por Roberto Kalil Filho.

Acompanhado pela primeira dama Rosangela da Silva, a Janja, Lula foi transferido na noite de segunda-feira, 09 de dezembro, para o Hospital Sírio Libanês de São Paulo, onde passou pelo procedimento que durou cerca de duas horas.

A cirurgia, segundo a equipe médica, ocorreu dentro do esperado e sem intercorrências. O presidente está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para observação, o que é protocolo no tipo de cirurgia realizada.

Ainda segundo os médicos, o procedimento pelo qual o presidente passou inclui uma pequena perfuração no crânio, entre duas lâminas da meninge, seguida da colocação de um dreno por onde sairá o sangue acumulado no local.

O Kalil Filho disse, ainda, que os orifícios feitos no crânio são pequenos, seguindo um procedimento padrão que terá cicatrização espontânea, sem necessidade de intervenção futura.

Lula, segundo Kalil Filho, já está acordado, se alimenta e conversa dentro do permitido pelos médicos.Ele está acompanhado pela Janja. A expectativa é que ele fique 48 horas na UTI e depois seja transferido para um quarto comum. A volta a Brasília e as atividades normais devem ocorrer no início da próxima semana, se tudo se mantiver estável.

Os médicos ressaltaram que é comum a ocorrência de coágulo após um acidente como o que Lula sofreu em outubro, com batida forte na cabeça. Mesmo após dois meses, durante o processo de absorção do coágulo, pode haver sangramento. Lula não terá sequelas e não deve ter mais casos similares após a cirurgia.

O Hospital divulgará novas informações apenas amanhã, 11 de dezembro, ou se houver qualquer mudança no quadro. O presidente pediu que haja transparência de seu estado de saúde.

 

Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *