Economia

Falta de dados dos Detrans dificulta políticas de segurança em estradas

Cidadãos que procuram dados fundamentais sobre segurança no trânsito não podem contar com os portais do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Ainda há pouca transparência. É o que mostra o relatório do Observatório Nacional de Segurança Viária. Em 12 Estados não há disponibilidade de informações online sobre sinistros, incluindo  mortes provocadas por acidentes. Em 11 Estados, não existem dados sobre infrações.

Além disso, 7 Detrans não divulgam estatísticas sobre condutores habilitados e 5 não têm informações sobre a frota de veículos no estado. Segundo o relatório, os piores resultados foram dos Detrans de Roraima, Pará e Piaui. As notas foram inferiores a 2,5 em uma escala de 0 a 10.

Para o presidente do Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg) José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, a falta de dados é um problema sério, uma vez que o acesso à informação é um direito consagrado no ordenamento jurídico brasileiro. 

“Se os órgãos de fiscalização, as instituições financeiras e a sociedade em geral não têm acesso a tais informações, não é possível identificar as dificuldades para trazer maior segurança nas estradas”, diz Boizinho, que comanda uma das principais entidades de transporte do país, responsável por congregar profissionais que transportam veículos zero-quilômetro. “Mais informações facilitam o planejamento, tanto para obras quanto para políticas preventivas nas rodovias e vias públicas.”

Os melhores resultados no ranking ficaram com os estados de Sergipe, São Paulo e Espírito Santo, com notas acima de 8,9. Os Estados com melhor desempenho disponibilizam dados relacionados à segurança viária, conteúdos sobre educação para o trânsito e estatísticas de atendimento ao público.

O relatório mostrou que a nota média é de 5,78, um aumento de 16% em comparação a 2020. “Acreditamos que a tendência é que os Detrans, com a divulgação do relatório, se empenhem em melhorar a qualidade das informações disponibilizadas.”

 

Segurança viária        

O Observatório Nacional de Segurança Viária, responsável pelo levantamento, é uma instituição sem fins lucrativos voltada a reduzir riscos e melhorar a segurança no trânsito. O grupo reúne profissionais de diferentes áreas para desenvolver pesquisas e planejar ações relacionadas com o tema. O Observatório também é uma organização consultora especial junto ao Conselho Econômico e Social da ONU.

 

Foto: Agência Brasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *