GM anuncia demissão de 1 mil funcionários
A General Motors (GM), anunciou na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, a demissão de 1 mil funcionários em todo mundo, a maioria em áreas administrativas. Em agosto, a montadora já havia cortado outros 1 mil colaboradores de outros setores.
A alegação da montadora norte-americana é de que a empresa precisa operar com eficiência. “Precisamos otimizar para ter velocidade e excelência”, diz o comunicado enviado aos demitidos. “Isso inclui operar com eficiência, garantir que temos a estrutura de pessoal certa e focar nossas principais prioridades.”
Parte das demissões foram devido ao baixo desempenho, enquanto outras foram parte de uma revisão para reorganizar as prioridades pela montadora, segundo a fonte ouvida pelo portal.
A empresa está mirando US$ 2 bilhões em reduções de custos fixos este ano, pois lida com a desaceleração das vendas nos Estados Unidos, a deterioração dos negócios na China e uma mudança em sua estratégia “all-in” para veículos elétricos em meio à adoção mais lenta do que o esperado pelo consumidor.
Com cada vez mais opções, principalmente de elétricos e híbridos, o setor enfrenta forte concorrência e um mercado quase saturado. Na Alemanha, a Volkswagen já anunciou o fechamento de três fábricas no país, a demissão de milhares de funcionários e a redução do salário dos que serão mantidos.
Foto: Reprodução