Governador pede que turistas aproveitem janela de tempo e deixem o Litoral Norte
Em coletiva realizada na manhã esta quarta-feira, 22 de fevereiro, o governador Tarcísio de Freitas pediu que os turistas que ainda estão nas cidades do Litoral Norte aproveitem enquanto não há chuva que deixem o local. “A rodovia Rio Santos está em esquema de pare e siga em trechos em que há apenas uma pista liberada. A Tamoios está com três pistas para a subida . Ontem cerca de 7 mil veículos deixaram a região”, disse.
“É importante que as pessoas voltem às suas cidades para que a gente diminua a pressão de alimentos e outras necessidades na população local atingida. O abastecimento de água já foi totalmente estabelecido pela Sabesp”, disse Tarcísio. Em relação à denúncia de que a água potável estava sendo vendida a R$ 90, o governador afirmou que é um absurdo. “Em todos os abrigos temos garrafas de água para distribuição gratuita, o Governo recebeu doação suficiente”, ressalgou.
Tarcício acrescentou, que os turistas precisam sair o quanto antes. “Há previsão de mais chuva. Se houver nova queda de barreira poderá haver interrupção total de circulação.”
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deve visitar o local ainda hoje. Para Tarcísio, será discutido o futuro, como se preparar para estes eventos e o que se pode fazer em relação à prevenção. “Vamos fazer com que esta tragédia terrível se torne uma oportunidade”, disse o governador sobre obras que devem ser feitas no futuro próximo para evitar catástrofes similares com chuvas cada vez mais volumosas.
Tamoios
A Rodovia dos Tamoios (SP 099) está implantado, hoje, a Operação Subida, em que uma faixa da pista antiga e as duas faixas da pista nova serão utilizadas para a subida da serra, sentido São José dos Campos. Já a descida sentido Litoral é realizada por uma faixa da pista antiga. O tráfego segue normal, sem congestionamentos em nenhum dos sentidos.