Governo Tarcísio afirma que climatizou 595 das 5.077 escolas estaduais
Com o calor cada vez mais intenso, as salas de aulas podem se tornar verdadeiros fornos e um sistema de ar-condicionado tem se tornado cada vez mais fundamental para permitir a integridade física e mental de alunos e professores. Porém, no Estado de São Paulo, o ritmo segue um tanto quanto lento. O governo do Tarcísio de Freotas afirmou, por meio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), que a rede estadual de educação passou a ter 595 escolas estaduais climatizadas. No início da gestão, em 2023, apenas 0,2% do número de unidades de ensino eram consideradas climatizadas, ou seja, nove escolas contavam com equipamentos de ar-condicionado em todas as salas de aula. A rede estadual conta com 5.077 escolas.
Segundo a Seduc, em dois anos a Educação investiu R$ 300 milhões em reformas de adequação para entrada de energia, compra e instalação de equipamentos de ar-condicionado nas escolas. A expectativa é que, até o fim de 2025, outras 1.000 unidades de ensino estejam com os equipamentos instalados e em funcionamento.
Em três das regiões administrativas mais quentes do Estado, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, 39,3% das escolas já estão climatizadas. Nessas regiões, são 182 escolas com equipamentos de ar-condicionado instalados e funcionando.
O processo de climatização atinge unidades de todo o estado, incluindo a Baixada Santista, Presidente Prudente e Araçatuba.
Foto: Governo do Estado de SP