Memorial da América Latina terá cinema Drive-In
Não, não estamos na década de 50. Mas estamos em época de pandemia e distanciamento social. Não podemos ir ao cinema curtir um filme com uma pipoca, mas podemos ficar no carro com nossa família. Para atender a essa nova realidade mundial, o governador João Doria anunciou, hoje, dia 29 de maio a primeira ação de retomada das atividades do setor cultural no Estado de São Paulo.
Em parceria com o Petra Belas Artes, o Memorial da América Latina inaugura, no dia 16 de junho, o Belas Artes Drive-In, espaço destinado à exibição de filmes em que o público assistirá à sessão dentro de seu próprio carro, respeitando o isolamento social.
“Teremos aqui em São Paulo a inauguração do primeiro cinema em modelo Drive-In para as pessoas assistirem filmes de forma segura e correta, como mandam os protocolos”, disse Doria.
Sob orientação da área da saúde e do Centro de Contingência do Coronavírus, o Belas Artes Drive-In seguirá protocolos rigorosos de saúde, com regras de distanciamento social, higiene, limpeza de ambientes, comunicação e monitoramento. Entre os cuidados obrigatórios, estão a distância mínima de 1,5 metro entre pessoas e carros em todos os ambientes, máximo de quatro ocupantes no carro, pagamentos via aplicativo, exigência do uso de máscaras e aferição de temperatura de funcionários e clientes.
“Trata-se de um evento seguro para o público e os funcionários, e tem tudo para se tornar uma das principais formas de lazer e diversão enquanto a pandemia não passa completamente”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.
Para garantir o distanciamento, o acesso ao áudio do filme será obtido por meio do rádio do próprio carro, sintonizado via FM – o método de transmissão é um dos diferenciais do projeto. Há também a opção de escutar a exibição por meio de um smartphone. A posição dos carros em fila será organizada pela equipe do evento, que posicionará carros maiores, do tipo utilitários, na lateral do espaço, para melhor visibilidade dos demais. Os banheiros disponibilizados durante a exibição serão higienizados a cada uso. Dispositivos de álcool em gel estarão disponíveis no local.
Além dos filmes propostos pela programação do evento, haverá uma seleção de músicas que ambientam a noite de maneira especial, antes início do filme.
Retomada
O projeto, resultado de uma parceria entre o Belas Artes, o Memorial da América Latina e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem como objetivo iniciar a retomada das atividades do setor cultural e criativo, considerando o cenário da pandemia. Segundo Jorge Damião, presidente do Memorial da América Latina, “a retomada das ações culturais foi elaborada levando em conta, prioritariamente, a segurança das pessoas. Esse novo projeto é uma forma de promover a cultura de maneira responsável e criativa”.
“O Belas Artes, um dos cinemas mais queridos da cidade de São Paulo, tem agora uma oportunidade de voltar a abrir suas portas, porém em formato de drive-in. De uma forma criativa, que oferece filmes para todos os tipos de cinéfilos, com isolamento, segurança e o conforto de estar dentro de seu próprio carro”, diz o curador do Belas Artes e do projeto, André Sturm.
O setor cultural e criativo foi um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus. A Secretaria estima que o segmento, que equivale a 3,9% do PIB Estadual, terá redução de cerca de metade da receita anual prevista, correspondente a uma perda econômica da ordem de R$ 34,5 bilhões e cerca de 650 mil pessoas sem fonte de renda. Pesquisa da Fipe sobre os impactos econômicos das medidas de isolamento e distanciamento social no Estado de São Paulo indica que atividades artísticas e criativas estão entre os dez setores com maior índice de vulnerabilidade econômica diante da pandemia.
Programação
Mantendo suas principais características, o Belas Artes inicia as atividades em formato drive-in no dia 16 de junho, com programação que inclui filmes como “Batman, O Cavaleiro da Noite” e “A Origem”, de Christopher Nolan, “Laranja Mecânica”, “O Iluminado”, “2001 – Uma Odisseia no Espaço” e “De Olhos Bem Fechados”, de Stanley Kubrick.
O espaço promoverá também uma semana temática com filmes de Tim Burton e seu universo, em que serão exibidos quatro filmes do diretor e “O Gabinete do Dr. Phibes”, com Vicent Price, e o ainda inédito nos cinemas brasileiros “Apocalipse Now – Final Cut”, obra-prima de Francis Ford Coppola, totalmente restaurado e com som remasterizado, com 30 minutos a mais do que a versão original lançada em 1979.
Serviço
Belas Artes Drive-In
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Quando: a partir de 16 de junho, de terça a domingo
Horários: definidos de acordo com a duração dos filmes
Ingressos e combos deverão ser adquiridos antecipadamente através do site do Petra Belas Artes
Capacidade para 100 carros
Para mais informações, programação completa e classificação indicativa dos filmes consulte o site: https://www.cinebelasartes.com.br
Drive-in
O cinema drive-in surgiu em 1932 por iniciativa do norte-americano Richard Hollingshead. A fim de contentar a mãe que reclamava dos assentos de cinema por não comportarem pessoas acima do peso, Richard teve a brilhante ideia de fazer as pessoas assistirem aos filmes no conforto dos carros, valendo-se apenas de um telão para projeção e de um estacionamento.
A invenção foi um sucesso nas décadas de 40 e 50 e já foi homenageada em filmes históricos por grandes astros do cinema como em “Grease” (1978), no qual John Travolta caminha em um cinema drive-in cantando Sandy, e também no thriller “Twister” (1996), no qual a fúria de tornados destrói um cinema drive-in que exibia a cena clássica de “O Iluminado”, com Jack quebrando a porta do banheiro com um machado.
Sobre o Petra Belas Artes
Símbolo de resistência às intempéries por mais de cinco décadas, o Cine Petra Belas Artes abriu suas postas em 1956, sendo eleito pelo quarto ano consecutivo o Melhor Cinema de Rua da capital paulista pelo voto popular no Guia da Folha de S. Paulo. O cinema também está em primeiro lugar nas categorias Melhor Programação Alternativa, Melhor Sala de Cinema, Melhor Sala para Casal e Melhor Atendimento ao Público.
Sobre o Memorial da América Latina
O Memorial da América Latina é um dos grandes símbolos da cidade de São Paulo. Projetado por Oscar Niemeyer, ocupa um espaço de mais de 84 mil m² e se configura como um polo de integração social, cultural e política dos países de língua latina. Além de festas tradicionais desses países, sedia exposições, festivais de música e gastronomia, simpósios, congressos e palestras. É uma fundação do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Foto: Divulgação