Ministério da Saúde confirma compra da CoronaVac
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello confirmou nesta quarta-feira, 16 de dezembro, durante apresentação do Plano Nacional de Imunização contra a covid-19, que irá comprar as vacinas produzidas pelo instituto Butantan que estão sendo produzidas em parceria com a empresa Sinovac Biontech. Segundo o governo de São Paulo, o memorando de intenções deve ser concluído esta semana.
A previsão do Ministério é começar a vacinação em fevereiro, após a aprovação das vacinas que estão sendo testadas no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A compra seria de 46 milhões de doses da vacina chinesa.
Além da CoronaVac, o governo federal conta com as vacinas de Oxford que será produzida pela Fiocruz e tem uma intenção de compra do imunizante da Pfizer que já está sendo aplicado no Reino Unido, Canadá e Estados Unidos. Hoje o governo do Chile também aprovou o registro dessa vacina que deve começar a ser aplicada até o Natal no país andino. O Brasil participa ainda do projeto Covax que destinará vacinas para o Brasil.
Segundo o governador João Doria afirmou esta semana, o pedido de registro da vacina produzida no Butantan será pedido dia 23 na Anvisa. No Estado de São Paulo a previsão é que a vacinação comece em 25 de janeiro.
Foto: Divulgação Governo do Estado de S.Paulo