Na cidade dos mercados, Bem Barato abre 8ª loja em São Bernardo, no Rudge Ramos
Parece piada, mas não é: São Bernardo ganhou nesta quinta-feira, 12 de dezembro, mais um supermercado. Menos de 15 dias após a abertura da primeira loja da rede Fort Atacadista na cidade, o Bem Barato inaugurou sua oitava unidade na cidade, no Rudge Ramos. A rede já conta com outra no bairro, na avenida Caminho do Mar.
O novo mercado ocupou um terreno que estava vazio há anos e gerou 270 empregos diretos. O potencial de consumo da cidade é um dos atrativos das redes supermercadistas. Em setembro deste ano, o Bem Barato já tinha inaugurado outra unidade, no bairro Taboão. A inauguração, lógico, contou com a presença do prefeito e empresário do setor supermercadista, Orlando Morando, que ajudou a cortar a faixa.
A chegada de novos estabelecimentos comerciais é importante para a cidade. Mas, a falta de atração de indústrias reduz o salário dos trabalhadores de São Bernardo.. Um supermercado paga, em média, R$ 1.700 mensais. Já, uma indústria tem o salário médio de R$ 6 mil mensais.
Nos últimos oito anos, na administração Orlando Morando, São Bernardo perdeu diversas indústrias. Ao mesmo tempo em que as novas redes de mercado chegavam, Ford, Toyota, MaxMangels, Panex, fechavam as vagas, cortando milhares de postos de trabalho.
Caberá ao futuro secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Demarchi, e ao prefeito eleito, Marcelo Lima, diversificar os segmentos que chegam a São Bernardo e, quem sabe, devolver o título de capital dos veículos ou mesmo de outro segmento industrial.
Foto: Reprodução