Na véspera da abertura do comércio, São Bernardo registra recorde de internados na UTI por covid-19
O ABC conseguiu na última quarta-feira passar à fase 2 (laranja) do Plano São Paulo do Governo do Estado. A medida, segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, foi conseguida pelo aumento de 40% na quantidade de leitos pela região metropolitana. O ABC recebeu nas últimas semanas mais de 100 respiradores. Mas, os casos e o números de pacientes internados em estado grave na cidade não apresenta estabilização e muito menos queda.
Hoje, segundo o boletim diário divulgado pela prefeitura, há 110 pessoas internadas nas UTIs da cidade. Ontem, eram 100. Um aumento de 10 pessoas em apenas 24 horas. Desde que começou a pandemia, é o maior número registrado de pacientes em estado grave na UTI. E isso poucas horas antes de o comércio iniciar a abertura na cidade, o que poderá agravar a situação nas próximas semanas por conta de uma maior circulação das pessoas. Até agora, a maior quantidade de pessoas na UTI foi registrada no dia 10 de junho, de 104. Ontem, houve uma queda para 100 e hoje a cidade conta com 110 vítimas da covid em estado grave.
A Secretaria da Saúde, informa que possui 7.882 casos de coronavírus em investigação na cidade. Até o momento, 3.107 casos foram confirmados e 251 pacientes foram a óbito. Outros 9.648 casos suspeitos da doença foram descartados.
Conforme boletim da Vigilância Epidemiológica atualizado hoje, dia 12 de junho, os novos óbitos são de dois homens, com 57 e 66 anos.
Leitos
A rede de Saúde de São Bernardo conta atualmente com 517 leitos destinados a pacientes com coronavírus, sendo 366 deles em enfermaria e 151 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Do total, 165 leitos de enfermaria e 110 leitos de UTI estão ocupados.
Decreto
Hoje, o prefeito Orlando Morando publicou odecreto 21.182 de 11 de junho de 2020, que trata dos protocolos para o retorno da atividade econômica pode ser conferido na íntegra no link: