Nosso Lar 2 tira o véu da soberba dos religiosos, inclusive dos espíritas
Após ser visto por mais de 4 milhões de pessoas em 2010, Nosso Lar foi um fenômeno do cinema nacional e já garantiu uma continuação que deve seguir o mesmo caminho. A continuação (Nosso Lar 2 – Os Mensageiros) chega nesta quinta-feira, 25 de janeiro, nos cinemas de todo o Brasil e deve superar o anterior, pela qualidade e enredo.
A história, baseada em uma obra de Chico Xavier, se passa mais entre o mundo dos encarnados do que em Nosso Lar (colônia espiritual). Desta vez, o protagonista é Aniceto, vivido por Edson Celular, que acompanha a abertura de casas espíritas no Brasil e o desenvolvimento dos médiuns. Desta vez a atuação dos espíritos no mundo dos vivos é o destaque. No primeiro o funcionamento de Nosso Lar foi um dos motes principais.
O protagonista se empolga com a disseminação do Espiritismo no Brasil logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Mas, nem tudo são flores e as tentações mundanas podem levar os encarnados com a missão a desviar o caminho. Apesar de retratar o Espiritismo, a situação pode apontar “erros” ou “desvios” de todas as religiões.
Dinheiro fácil, narcisismo e o sucesso são provas que nem sempre são vencidas pelos personagens da trama. André Luiz, vivido por Renato Pietro está na equipe de Aniceto. O temido umbral (local onde espíritos que causaram danos a si ou aos demais podem ir após a morte) também está em Nosso Lar 2 e podem causar arrepios em quem se impressionou com as imagens do primeiro filme.
Com um roteiro amarrado e uma fotografia de tirar o fôlego quando as imagens retratam o Nosso Lar, o filme é uma lição de como tentar ser alguém melhor. As lições transmitidas não são apenas do Espiritismo, mas deveriam ser de todos os humanos.
O Iluminado nem sempre consegue manter a luz. E o que está nas sombras não pode ser esquecido. Esse limite entre o bem e o controverso é a trama principal de Nosso Lar 2. O filme serve para tirar o véu do cinismo de muitas religiões e religiosos, que deixam de lado a humildade e passam a se sentir os heróis, pisando ou tirando de quem tem menos condições financeiras ou de conhecimento.
Sinopse:
Cinco espíritos de Nosso Lar vêm à Terra em missão de resgate de projetos de vidas que correm perigo. Médico cuja história foi base do primeiro filme, André Luiz junta-se ao grupo liderado pelo mentor Aniceto.
Elenco:
Renato Prieto, Edson Celulari, Felipe de Carolis,
Estreia
25 de janeiro de 2024
Foto: Divulgação