Novo APP “GRITO!” permite geração de renda e estimula consumo consciente
Gerar renda extra e economizar nas compras do dia a dia é o que milhões de pessoas buscam em tempos de crise. E nada como ter estas possibilidades à mão, em um aplicativo de simples navegação e de uso gratuito. Baseado na economia colaborativa e compartilhada, e no novo conceito norte-americano de lowsumerism (consumo e produção conscientes), nasce o app “ Grito!”, uma ferramenta que permite, gratuitamente, que pessoas aumentem a renda por meio da venda ou aluguel de objetos em desuso ou de pouco uso; comprem produtos, contratem serviços ou façam doações perto de casa, tudo num raio de até 3 km de distância.
O app “ Grito!” pode ser baixado gratuitamente pela Apple Store e para Android, tem uma navegabilidade simples, não exige preenchimento de ficha cadastral e não cobra nada de quem anuncia, compra, aluga ou doa algo disponível.
“A ideia nasceu para estimular a colaboração entre pessoas em um raio de até 3 km. Utiliza a geolocalização para facilitar a compra, a venda, o aluguel ou a doação de todos os tipos de produtos, além de ajudar comerciantes e prestadores a tornarem seus produtos e serviços conhecidos na vizinhança. Permite que as pessoas gerem renda imediata, vendendo ou alugando algo que não utiliza ou faz pouco uso, evitando o consumo excessivo, o desperdício. Numa escala maior, contribui para a conscientização e a preservação do planeta”, explicam os co-fundadores Andre Mancini, Otavio Schiavon e Rafael Miessi.
Diferente de outras plataformas de compra e venda, no “ Grito!” o usuário pode anunciar o que quiser: algo que esteja oferecendo, doando, mas também algo que esteja precisando, criando assim a demanda e impactando usuários que estejam ao redor. Exemplos: “Vendo cadeira.” “Preciso de um encanador.” “Estou doando moletons”. “Compro Atari.” O “Grito!” oferece vantagens que facilitam o cotidiano da vizinhança e transformam a economia local: marmitas vão chegar mais quentinhas e seus vendedores vão economizar tempo de trânsito; a compra de sofás e geladeiras usados deixam de ter o custo impeditivo de frete; manicures, massagistas e eletricistas estarão à metros de distância de potenciais clientes.
Os co-fundadores lembram que “O app transforma o local onde as pessoas vivem, praticam seus hobbies, exercem sua cidadania, em um espaço também comercial. E ampliam as possibilidades de trocas entre pessoas que convivem nas imediações”.
Como funciona
Depois de uma interação descomplicado dentro da ferramenta, os interessados nas transações são colocados em contato via Whatsapp, de forma simples e rápida. À partir deste momento, passam a gerenciar as negociações sem interferência do aplicativo. “O “Grito!” cria pontes dentro da vizinhança. O match acontece no app, mas a negociação final e o pagamento serão combinados posteriormente entre os envolvidos, diretamente em seus celulares, criando uma sensação de proximidade e um senso de comunidade ainda maior entre os usuários”, apontam os sócios.
Pequenas empresas e comércios locais
Uma crise global está atingindo os negócios no mundo todo. Os pequenos empreendedores são os que mais estão sofrendo e fechando suas portas rapidamente. O “Grito!” também chega como uma forma de ajudar esses “comerciantes de bairro” e movimentos como “compre no bairro”. É uma nova ferramenta para pequenos empresários ganharem visibilidade e criarem laços com quem está fisicamente próximo, aumentando suas vendas. “Com o “Grito!” toda voz será ouvida pelos quatro cantos da vizinhança. Alguém próximo vai escutar e pode precisar exatamente do que o vizinho está vendendo ou doando, ou pode ter o que o vizinho está procurando”, concluem os sócios.
Quem são
O app “Grito!” foi criado para a economia colaborativa e é fruto dela. Três publicitários: Andre Mancini, Otavio Schiavon e Rafael Miessi, tiveram a ideia a partir da observação de necessidades reais das pessoas no atual cenário mundial. Uniram pesquisas, estudos, pessoas e muito trabalho. Andre Mancini é formado em Desenho Industrial, iniciou a carreira em 2000, juntamente com a bolha digital. Trabalhou como criativo em algumas das mais importantes agências de propaganda do Brasil. Passou um tempo em consultorias de tecnologia, onde atuou como Diretor de Design e Criação, fomentando inovação através da concepção de produtos digitais próprios e para grandes clientes. Medita 2x ao dia desde 2015, é pai do Antonio e co-fundador do “Grito!”.
Otavio Schiavon tem 42 anos e há 20 trabalha no mercado publicitário, criando para as maiores marcas do Brasil e premiado nos mais importantes festivais de comunicação do mundo. É apaixonado por storytelling, orgulhoso pai de dois e co-fundador do “Grito!”.
Rafael Miessi é formado em Comunicação Social pela PUC-SP e tem mais 10 anos de experiência como redator, passando por agências como R/GA; JWT e Africa. Apaixonado por observar o comportamento das pessoas, estudou storytelling com foco em comédia nos EUA e ainda tem nos planos escrever uma sitcom. É co-fundador do “Grito!”.
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