O baixo que se transformou na Academia do Rock de São Bernardo
Há algumas semanas, Bono, vocalista de uma das principais bandas de rock do mundo e na estrada há mais de 40 anos, disse que se arrepende de não ter estudado música. Ele é o compositor das músicas do U2, aliás, verdadeiras obras-primas, mas não consegue colocar no papel. Para isso, como ele mesmo disse, precisa dos companheiros do grupo (The Egde. Larry e Adam) para fazer com que as ideias de sua cabeça se transformem em músicas. Isso mostra a importância da música, de conhecer técnicas e saber ler uma partitura.
Na história das principais bandas de rock sempre tem um cartaz no mural da escola com o sonho de um adolescentes que busca companheiros. No caso do U2, o baterista Larry Muller Jr pediu um guitarrista, um baixista e, lógico, um vocalista. O que se seguiu pela frente já sabemos.
E este sucesso é o sonho de todo garoto que busca a música, seja rock, pop, mpb ou outro tipo. Na Europa e Estados Unidos, a música é matéria nas salas de aula. E não apenas uma musicalização, os alunos aprendem a tocar instrumentos, a ler uma partitura, a compor. Bem diferente no Brasil. Aqui, apenas algumas poucas escolas, e ainda de alto padrão, oferecem a música como opção de matéria.
Mas, a história de hoje começa no Brasil, em São Bernardo. Há alguns anos, um menino estudante de um conservatório no bairro Rudge Ramos, Thiago Mirasierras, falou para sua mãe, também envolvida com música, que queria ser baixista e precisava, lógico, de um baixo. Ouviu a resposta: não. O motivo, ele conta, que segundo sua mãe, o baixo é pouco ouvido nas canções. Mas ele era e é fã do Flea, baixista do Red Hot Chilli Peppers, e não desistiu de ter o instrumento.
Thiago juntou por três anos, isso mesmo, 03 anos, o dinheiro que recebia para comer o lanche na escola e o do vale transporte e conseguiu comprar seu baixo, provando que não era apenas um desejo de adolescente. Ah, só vou lembrar que o baixista costuma ser o mais quietinho no palco, como o John Deacon do Queen ou mesmo Adam Clayton do U2. Mas temos outros, como o Flea que de tranquilo não tem nada e acaba sendo o endiabrado do grupo.
Thiago conseguiu, comprou o baixo e lógico, foi para uma banda. Mas, a música ainda não se tornou sua principal atividade. Fez faculdade, foi trabalhar em sua área, mas nunca deixou o grupo e a música de lado.
No ano passado resolveu vender o apartamento e partir para realizar seu sonho. Thiago montou uma unidade, a primeira em São Bernardo, da rede Academia do Rock. “Apesar de ter rock no nome, a escola ensina outros estilos musicais”, faz questão de ressaltar o músico.
A unidade foi aberta no bairro Nova Petrópolis. Segundo ele, por ter muitas escolas próximas. E os jovens são virtuais alunos. Mas a unidade atende a todas as idades, inclusive crianças menores. “Como eu fiz conservatório, consigo fazer algumas adaptações, acrescentando instrumentos e até maneiras diferentes de ensinar. As crianças pequenas hoje não cantam mais atirei o pau no gato e outras canções, elas ouvem o tik tok, E vamos musicalizá-las com o que elas escutam. Senão não terão interesse mais em aprender”, disse Thiago.
Todos os professores da unidade são formados em música e também passaram por conservatórios. Academia do Rock de São Bernardo tem outras peculiaridades, como portas de vidro em todas as salas. “A rede faz questão de que todas as portas das salas de aula sejam de vidro. Assim é possível que os responsáveis acompanhem as aulas, vejam o que os filhos estão fazendo e como estão aprendendo”, ressaltou. O curso é apostilado, mas se algum aluno optar por apenas aprender, sem saber ler, não tem problema, é permitido também.
Para o fã de rock, visitar a unidade já é uma atração. As paredes são pintadas com alguns dos nomes mais importantes da música, como Beatles, Queen e, lógico, Flea, esta pintura feita exclusivamente para a unidade de São Bernardo a pedido do proprietário. Faltou a do Bono, mas Thiago disse que vai providenciar.
E, como para quem gosta de música e rock estar no palco é fundamental, todos os anos a Academia do Rock promove um festival com os alunos em algum barzinho ou casa de show da cidade onde está instalada. Nesta unidade não será diferente. Vamos aguardar para ver os futuros rockstars da cidade.
A Academia do Rock fica Av. Imperador Pedro II, 911 – Nova Petrópolis
Fone: 91324-2814
https://www.academiadorock.com.br/
Foto: Divulgação