Economia

Páscoa: pequenos fabricantes devem apostar em vendas online

A Páscoa é uma das datas comerciais que mais impactam o mercado gastronômico e uma excelente oportunidade para pequenos empreendedores e quem quer aproveitar para complementar a renda familiar. E algumas dicas simples podem ajudar os pequenos fabricantes de chocolates

“É claro que é preciso buscar conhecimento e apresentar um ótimo produto, feito a partir de matéria-prima selecionada, com embalagens corretas e atraentes. Mas o mercado do chocolate oferece oportunidades imensas para todos, desde a dona de casa que aproveita para ganhar um dinheiro extra em datas sazonais até grandes indústrias. Há clientes para todos!”, explica Vera Araújo, proprietária da VA Gestão de Negócios.

Para a especialista, a busca por pequenos produtores têm aumentado aos poucos. “Há um movimento formado. Cada vez mais as pessoas consomem produtos artesanais, produzidos em pequena escala. Aproveite para oferecer um produto de qualidade, feito com cuidado, embalado com capricho, que chegue ao cliente fresco e inteiro. Quem compra do pequeno não quer um ovo todo quebrado, em um papel celofane brilhante amassado, como muitas vezes encontramos nas produções industrializadas”, enfatiza.

Além da qualidade, a aparência, para Vera é fundamental que o empreendedor tenha uma visão ampla de negócios. “Não importa o seu tamanho, saia da sua bolha. Venda para seus clientes físicos, coloque seu produto em lojas parceiras, mas tenha um canal de vendas online. Pode ser o Instagram da sua marca, um site, um aplicativo de delivery ou todos eles, por que não. Basta ter organização e garantir que sua produção seja eficiente para atender a todos”, acrescenta a consultora.

Em 2022, as vendas online de chocolate durante a Páscoa tiveram um aumento de 8,8% em relação ao ano anterior, gerando um faturamento de R$ 6,5 bilhões ao e-commerce brasileiro, segundo dados da Neotrust. A alta foi um reflexo do da pandemia da covid-19, que impulsionou o comércio eletrônico. “A pandemia está controlada, mas a tendência é que parte desses consumidores sigam fazendo suas compras pela internet. O mercado de delivery avançou e hoje quem não oferece este tipo de opção para o cliente, está perdendo dinheiro”, completa Vera.

 

Sobre a VA Gestão de Negócios

Idealizada por Vera Araújo, profissional de mais de 26 anos de atuação em negócios gastronômicos, a VA Gestão de Negócios é uma consultoria com um olhar 360º para a gestão, atuando em todas as áreas de um empreendimento gastronômico, do planejamento, gestão e marketing ao operacional. Entre os principais clientes estão o Itaú, Sicao, Chocolate Accademy, Vaca Véia, Brodo Ristoranti, Madureira, Cozinha de Afeto e Cosy.

A VA Gestão de Negócios foi criada por uma mulher negra e tem como um de seus princípios a diversidade, por acreditar que as diferenças são um ingrediente essencial para a construção de um negócio inovador. Comandada por mulheres que enfrentam diariamente as dificuldades de estarem inseridas em uma área que ainda é predominantemente masculina, conta ainda com expertises de chefs de cozinha, que atuam de forma autônoma.

 

Foto: Reprodução

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