Pesquisa mostra que brasileiro vai presentear no Natal, mas vai ao shopping e pagar à vista
A menos de duas semanas para o Natal, o consumidor já está indo às compras para dar aquela lembrancinha de fim de ano. Mas será que em meio a uma economia ainda fraca, o brasileiro vai fazer questão de investir em presentes?
Segundo pesquisa feita pelo aplicativo de opinião pública Quinto vai ter
presente sim, já que 53% dos usuários disseram fazer questão de dar presentes
de Natal e efetuar o pagamento à vista, como também mostra os 69% dos votantes
que não querem de jeito nenhum parcelar as compras.
De acordo
com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço
de Proteção ao Crédito), as compras de Natal desse ano devem movimentar R$ 60
bilhões no comércio e no setor de serviços brasileiro. O volume é próximo à
soma do movimentado em datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados
e Dia das Crianças de 2019.
E apesar do grande movimento que já é visto nas lojas, 82% dos votantes afirmam
que preferem fazer compras online, mantendo algumas vantagens desse tipo de
consumo, incluindo o conforto. Mas isso também é possível se as compras forem
feitas no shopping, como afirmam 83% dos usuários que dizem preferir o local
para fazer as compras, aproveitando para fugir do forte calor ou chuva que os dias
de verão trazem e que afeta o ânimo do consumidor.
A pesquisa do Quinto ainda mostra que o público está dividido quando o assunto é comprar por impulso. Em 2018 o SPC e CNDL já haviam mostrado que o serviço de crédito leva o consumidor a gastar sem precisar em roupas, calçados e acessórios (19%), compras em supermercados (17%), perfumes e cosméticos (14%) e idas a bares e restaurantes (13%).