PF vai indiciar envolvidos em destruição de Brasília. Mais de 1000 irão para o presidio da Papuda
Pelo menos 1.500 extremistas que participaram dos atos que destruíram o Palácio do Planalto, o STF (Supremo Tribunal Federal) e a Câmara de deputados, em Brasília, já foram presos, segundo disse hoje ministro da Justiça, Flávio Dino em entrevista coletiva. Segundo ele, as polícias e os órgãos de Justiça estão identificando todos os participantes dos atos por meio de vídeos e fotos postados nas redes sociais e também devem ser presos e responsabilizados pelos atos nos próximos dias.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou de que todos as pessoas acampadas em frente aos quartéis do Exército sejam retiradas em 24 horas e encaminhados à Policia Federal para indiciamento. Em Brasília, eles foram retirados logo pela manhã e encaminhados em ônibus da PF para serem reconhecidos e indiciados.
Segundo fontes ouvidas pela Folha de São Paulo, cerca de mil vândalos serão transferidos para o presídio da Papuda, em Brasília.
Após os atos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na segurança do Distrito Federal e hoje, o ministro Moraes determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha, que não teria se empenhado na segurança da esplanada nos ministérios e até sido conivente com os manifestantes. Ibaneis é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Já há pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar como políticos podem ter contribuído para os atos de vandalismo.
O presidente Lula se reúne hoje, 09 de janeiro, com os governadores para discutir a situação do país e evitar novos atos terroristas no país.
Bolsonaro
Nos Estados Unidos desde o fim de dezembro, antes do fim de seu governo, o ex-presidente Jair Bolsonaro pode ser extraditado para o Brasil. O visto utilizado para entrar no país da América do Norte não é mais válido, já que ele utilizou o passaporte diplomático que foi encerrado no dia 31 de dezembro. Além disso, deputados norte-americanos estão pedindo ao presidente Joe Biden que extradite o ex-presidente após os atos de ontem no Brasil.
Foto: EBC