Bem Estar

Pilotos de avião que caiu em Vinhedo relataram falha no sistema antigelo, aponta relatório prévio do Cenipa

O acúmulo de gelo e uma falha do sistema anti-gelo do avião podem ser a causa da queda do ATR 72-500 da Voepass que caiu em Vinhedo, São Paulo, e matou 58 passageiros e 4 tripulantes no dia 09 de agosto. A informação foi passada nesta sexta-feira, 06 de setembro, pelo tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes, encarregado do Cenipa para apresentar o relatório prévio do acidente.

Os dados foram levantados junto às empresas, controle aéreo e na caixa preta de gravação da cabine. Porém, Fróes ressaltou que ainda não é a conclusão final sobre a causa e que haverá análise técnica dos componentes encontrados no local. “Os tripulantes comentaram no início do voo que havia falha no sistema de quebragem do gelo nas asas”, disse o tenente.

Segundo Cenipa, os pilotos detectaram a formação de gelo severo, que já era previsto pela meteorologia, mas não emitiram alerta de emergência à torre. O avião voava com uma  pack (peça que faz o controle de temperatura) a menos, mas dentro um das especificações para o uso de apenas um, que é de 17 mil pés. A documentação e manutenção do  ATR estavam em dia. A tripulação também estava capacitada para operar a aeronave, inclusive com formação de gelo severo na rota.

A Cenipa divulgou que se ouve a fala de um dos pilotos que indicava que haveria uma falha no sistema de ice (gelo), mas ainda não foi confirmada pelo gravador de dados. Há tambéno gravador de voz duas falas ( piloto e co-piloto) sobre a grande quantidade de gelo No momento, o órgão afirma que qualquer resposta com o motivo é errônea, pois há investigações de vários sistemas, este relatório preliminar. Há muitas informações que ainda precisam ser coletadas, e não há prazo para conclusão. “Ainda há muitas dúvidas”, completou Fróes. 

Os comandantes comunicaram à torre que iniciaram a rota Sampa, de aproximação par ao o pouso, que foi autorizada. Ao fazer a curva para a rota é possível ouvir também o alerta de estol (perda de sustentação). O avião começou a cair horizontalmente e logo entrou em parafuso chato. 

Durante a apresentação do relatório, os  membros do Cenipa tiraram o som do gravador da cabine para preservar os familiares dos mortos no acidente.

 

Foto: Agência Brasil

 

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