Prefeitos do ABC decidem na terça se máscara volta a ser obrigatória

O Consórcio Intermunicipal do ABC, entidade que reúne as sete cidades da região, vai discutir na próxima terça-feira, 07 de junho, a volta da obrigatoriedade das máscaras em locais fechados. O motivo seria a alta dos casos de covid-19 nas últimas semanas.

São Bernardo, Santo André, São Caetano já haviam recomendado o uso em locais fechados. Em Diadema, a obrigatoriedade já estava mantida nas escolas, além do transporte público e hoje volta a ser também nos órgãos públicos.

Na última terça-feira, 31 de maio, os médicos que orientam o governo do Estado de São Paulo na situação da covid pediram a volta das máscaras nos locais fechados. Em São Paulo, alguns hospitais privados registram alta de 275% nas internações. Mas, apesar do aumento, os números estão bem abaixo dos registrados no pico da doença e a maior parte dos casos é leve. As UTIs, segundo a secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, tem apenas pessoas que não se vacinaram ou que não têm todas as doses recomendadas.

 

UPAs lotadas

No ABC, a situação das unidades de saúde já começa a repercutir no tempo de atendimento. Ontem, moradores de diversas cidades da região relatavam nas redes sociais espera de cinco horas para ser atendido em algumas UPAs. Nos hospitais privado,s a espera também era demorada por conta do alto número de pacientes com problemas respiratório.

 

Educação

Na educação a situação também é preocupante. Escolas públicas e privadas têm professores e alunos afastados pela covid. Algumas mães pedem o fechamento das unidades para que não haja maior contágio.

Dados da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) realizado nas 94 subsedes apontam que de 11 a  31 de maio haviam sido confirmados 520 casos de covid em 76 escolas estaduais. O sindicato passou a orientar que os professores voltem a usar as máscaras.

 

Foto: Helber Aggio/PSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *