Primeira fase do Hospital da Mulher de São Bernardo começa a atender
A primeira fase do Hospital da Mulher de São Bernardo foi inaugurada nesta segunda-feira, 17 de outubro, com a transferência do Caism (Centro de Atenção Integral à Mulher) para o local, que concentrará os atendimentos às mulheres do município.
O serviço concentrará consultas, exames e outros procedimentos no andar térreo do hospital e já atendeu a 280 mulheres no primeiro dia de funcionamento. Segundo o prefeito Orlando Morando, até o final de dezembro os demais serviços do Hospital da Mulher devem ser inaugurados. “Serão 170 leitos, ante os 120 atuais do HMU (Hospital Municipal Universitário), que atende hoje ao público feminino. Mas serão leitos novos, equipamentos novos e modernos”, ressaltou.
“Estamos entregando esta primeira etapa com muita responsabilidade, o que só foi possível pela parceria com o Governo do Estado, por meio da atuação da deputada Carla Morando (presente à inauguração) na Assembleia Legislativa, que garantiu o envio de emenda parlamentar para nossa cidade. O nome disso é humanização, com estrutura de ponta para atendimento exclusivo às mulheres da nossa cidade”, ressaltou Morando.
Quando estiver 100% concluído, as mulheres poderão fazer todos os exames e tratamentos no hospital e, em casos de radioterapia, na cidade e com rapidez. O secretário da Saúde da cidade, Geraldo Reple Sobrinho, destacou que não há filas para mamografia em São Bernardo. “A mulher passa no médico e em uma semana já consegue fazer o exame”, detacou.
Além dos leitos para as mulheres, o Hospital da Mulher terá 30 unidades de UTI Neonatal de alta-complexidade, afirmou Reple Sobrinho.
Para o prefeito, a localização do Hospital da Mulher, entre a Rua Dom Luis, 201, e a Alameda Princesa Isabel, 41, no Nova Petrópolis, facilita o acesso. “O Hospital está próximo ao centro da cidade, perto da rua Marechal Deodoro, da Faria Lima e Jurubatuba. É de fácil acesso por transporte público e por outros meios de transporte”, destacou Morando.
Para montar e equipar o Hospital, foram investidos recursos da própria prefeitura, do SUS (Sistema Único de Saúde) e do governo estadual, que também deve ajudar na manutenção do local.
Serviços Ofertados
As consultas ofertadas pelo novo Caism, como mastologia, oncoginecologia, patologia cervical, patologia ovariana, patologia benigna do útero, uroginecologia, menopausa e infertilidade. atendimentos de psicologia, fisioterapia, nutrição, serviço social, entre outras, permanecem sendo agendadas e encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com o secretário de Saúde.
“O diferencial deste novo equipamento será a humanização no atendimento. Com um local mais adequado para recebermos nossas pacientes e com uma equipe altamente capacitada para atender a todas as patologias de saúde da mulher”, reforçou Reple Sobrinho.
Estrutura
O novo Caism possui 20 consultórios, quatro salas de ultrassonografia, duas salas de serviço social, três salas de fisioterapia, cartório, uma sala de procedimentos, uma sala de procedimentos ambulatoriais, sala de cardiotocografia, entre outras instalações novas e modernas. As demais instalações do Hospital da Mulher serão entregues à população até o final deste ano.
Fotos: Theo Lucano/Eagle News