Professores serão vacinados a partir de 12 de abril no Estado de São Paulo
Os profissionais da Educação do Estado de São Paulo começam a ser vacinados no próximo dia 12 de abril, anunciou nesta quarta-feira o governador João Doria durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes. Na primeira etapa, receberão as doses professores, diretores, inspetores e outros que atuam do ensino infantil (creches) ao Ensino Médio e que tenham a partir de 47 anos.
Segundo o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, 350 mil profissionais das redes públicas e privada serão vacinados nesta primeira etapa, o que corresponde a 40% do total da categoria. Os da rede privada terão de apresentar holerite dos dois últimos meses para evitar fraudes.
A volta às aulas presenciais é um das grandes preocupações durante a pandemia e tem gerado dúvidas e discussões entre pais, mantenedores e administrações municipais. Em dezembro, o governo Doria acrescentou as escolas como atividade essencial e determinou que não devem interromper as atividades mesmo se a região estiver na fase vermelha do Plano São Paulo. Mas, as prefeituras têm autonomia para fechar caso a situação se agrave.
No ABC e capital paulista as aulas presenciais foram suspensas assim que o Estado entrou na fase emergencial, com restrições mais rígidas por conta do agravamento da pandemia.
O grupo Escolas Abertas de São Bernardo, formado por pais, mães e mantenedores de escolas privadas e públicas, comemora a decisão do governo estadual. “O Movimento Escolas Abertas de SBC celebra essa importante vitória da Educação!!! Nossa luta para que educação seja prioridade e reconhecida como atividade essencial valeu a pena. Continuaremos nos mobilizando até que todas as crianças e adolescentes da cidade tenham seu direito respeitado e as escolas voltem a abrir com estrutura, qualidade e segurança para todos!”, diz a nota enviada.
A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), também celebra o anúncio da vacinação. Em nota enviada à imprensa, a entidade comemora a vitória da categoria. Além disso, a direção ressalta que vai lutar para que a imunização seja antecipada para o dia 05 de abril e em todas as faixas etárias da categoria, para garantir segurança a todos os profissionais da área.
Foto: Divulgação Governo do Estado de S. Paulo