Santo André 81%, São Bernardo 84% e São Caetano 72,5% de ocupação de UTI –covid
A situação da covid-19 no ABC não dá trégua e as cidades apresentam a cada dia índices mais elevados da ocupação de leitos e das UTIs (Unidades de Terapia Intensivas) destinadas ao tratamento de pacientes graves da doença. Este domingo, mesmo com o toque de recolher que entrou em vigor neste sábado, 27 de fevereiro, os índices colocam a região em alerta.
Segundo dados divulgados neste domingo, 28 de fevereiro, pelas prefeituras, a ocupação segue em alta, mesmo com as medidas de restrição vigentes. Em Santo André, há 716 pessoas internadas com covid na cidade em leitos públicos e privados. Na enfermaria, a ocupação está em 70,44%. Nas UTIs, 81,71% dos leitos estão com pacientes. Em Santo André, 1.201 pessoas já perderam a vida para a doença.
Em São Bernardo, os dados oficiais divulgados pela Secretaria da Saúde confirmam que 1.524 pessoas morreram por conta da covid. A cidade tem 213 pacientes internados em enfermarias e outros 118 nas UTIs. Segundo a prefeitura, a ocupação dos leitos para adultos está, neste domingo, em 84%. A cidade tem
Em Santo Caetano, onde a administração afirmou que irá reativar o Hospital de Campanha por conta do aumento da demanda de pacientes, registrou neste domingo, 72,5% de ocupação dos leitos de UTI. A cidade já contabiliza 404 mortes causadas pela doença.
Restrições
Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, o governador João Doria anunciou a reclassificação do Plano São Paulo, retrocedendo a Grande São Paulo, inclusive o ABC, para a fase laranja, com mais restrições de horário e limitação de pessoas no comércio.
As prefeituras anunciaram uma restrição ainda maior, com toque de recolher entre 22h e 04h. Para impedir a circulação de pessoas, foram instalados bloqueios em vários pontos das cidades com o apoio da Polícia Militar.
Foto: Ricardo Casin PMSBC