ABC

Santo André: conivência com infratores transforma trânsito em um caos

Que o trânsito do ABC nunca foi dos melhores, todos sabem. Mas Santo André tem extrapolado, e muito, nos últimos meses. Obras para “embelezar” calçadas e, principalmente, falta de fiscalização fazem com que o motorista perca horas para percorrer alguns metros.

Além disso, construtoras com obras em locais de grande movimento fecham ruas e agravam ainda mais a situação com caminhões de concreto estacionados até na contramão. E a fiscalização faz de conta de que não vê, mesmo sendo acionada por moradores e comerciantes.

A rua da Figueiras, no bairro Jardim, que é bastante movimentada, ganhou caminhões de concreto dos dois lados, e em horário de pico. Conclusão: uma faixa a menos. E o que é pior, o motorista só descobre praticamente em cima do “pequeno obstáculo”. Mas, ainda pode ficar pior, pois há trechos em que os dois lados têm obras e aí cada um ganha um caminhão para fechar a pista.  Conclusão: um trecho que poderia ser feito em 5 minutos, toma mais de meia hora do cidadão. Isso sem falar nas travessas que também acabam ficando impossível de circular.

Ainda nas proximidades, a transferência da Secretaria da Saúde da cidade para um prédio da rua Catequese conseguiu prejudicar os motoristas da via e também os que passam, ou melhor, tentam passar pela rua Padre Anchieta. Carros oficiais estacionados na rua tiram vagas de pais que pegam criança em algumas escolas na região. Mas, o atual secretário de saúde precisa de visibilidade. Quem sabe para ser o candidato à prefeito ou vice, com o apoio do atual.

Chegar ou sair de Santo André pela avenida Pereira Barreto é outra tarefa de quem tem paciência do Jó, principalmente nos horários de maior fluxo de trânsito. Quem chega pela via já pega o trânsito completamente parado no Paço de São Bernardo. Aliás, um dos motivos que faz da área um transtorno é o acesso a Santo André. O motivo o motorista descobre próximo à avenida D. Pedro II, onde todas as faixas ficam travadas por motoristas que querem virar à direita para acessar a avenida do Estado. Ao olhar à frente, nenhum carro. Lógico, estão parados atrás dos que comentem infração. E isso ocorre praticamente em frente à Prefeitura andreense, ou seja, debaixo do nariz da administração pública.  O que é feito? Nada.

 

 

Se você precisa deixar Santo André pela Pereira Barreto também se prepare, pois não será fácil. A rotatória da avenida Higienópolis também trava e faz motoristas que estão bem antes do Shopping ABC ficarem um bom tempo esperando. O motivo mais uma vez é a falta completa de fiscalização, já que todas as faixas ficam fechadas por motoristas que querem fazer o retorno e acham que pode entrar em qualquer lugar, mesmo que atrapalhe quem está atrás. Um mero agente do departamento de trânsito com um apito resolveria. Mas, a preocupação da administração andreense é fazer shows ou embelezar calçadas.

Na região central e nas proximidades da avenida Prestes Maia, o que estava bem ruim deve melhorar com a liberação do viaduto Independência previsto para o próximo dia 30 de abril.

Sobre o asfalto e os buracos que estão sim nas ruas da cidade, contrariando o que propagandas espalhadas dizem. E a verba para estas obras foram liberadas ainda na campanha de 2022 para governador de São Paulo.

 

Fotos: Eagle News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *