ABC

São Bernardo abre mais 19 leitos de UTI. Cidade tem 8 bebês entubados

Após atingir 100% de ocupação das UTIs para tratamento de covid neste domingo, 14 de março, o prefeito Orlando Morando abriu hoje, 16 de março, mais 19 leitos.  A medida emergencial se faz necessária devido ao agravamento da crise sanitária nos últimos dias. Com a ampliação, o município passa a contar com 510 leitos destinados a pacientes acometidos pelo coronavírus, sendo 174 deles de UTI.

Os 19 novos leitos estão distribuídos entre o Hospital de Clínicas (HC), localizado na Estrada dos Alvarengas, e o Hospital de Urgência (HU), região central e que foi inaugurado em maio de 2020, destinado exclusivamente aos pacientes contaminados pela covid-19. No caso do HC, são 10 leitos de enfermaria transformados em unidades de tratamento intensivo. Já no HU, os nove leitos foram instalados em alas ainda não utilizadas do equipamento, como é o caso do centro cirúrgico e dos consultórios de exames.

“Não podemos dizer que estamos felizes por fazer esse anúncio, mas estamos fazendo a nossa parte enquanto poder público que é garantir atendimento às pessoas. Trata-se de um ganho importantíssimo para o município neste momento tão difícil que estamos atravessando. Aqui, felizmente, ainda não perdemos pacientes por falta de vaga na UTI e estamos trabalhando para que isso não aconteça. Nesses 12 meses temos dado conta da demanda, não faltando leito ou atendimento. Vamos seguir com esses esforços”, disse Morando.

Secretário da Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho destacou que a abertura dos 19 novos leitos acarretará custo extra de R$ 1,82 milhão mensal aos cofres públicos. “Com a abertura destes novos leitos, será necessária a contratação de aproximadamente 450 novos profissionais. Cada leito custa, em média, R$ 3.200. Vamos pleitear ajuda financeira dos governos federal e estadual para manter esses leitos”, diz.

 

Crianças

Em meio á discussões sobre a manutenção das aulas presenciais na rede privada, o prefeito disse não haver condições nesse momento. O motivo, disse, é o fato de a doença estar afetando cada vez mais a população infantil e com gravidade. Na cidade, há oito bebês, de um a nove meses entubados e internados na ala pediátrica.

Com este novo cenário, as aulas presenciais, segundo Morando, não retornarão neste momento. A prefeitura está em busca de vacinas para ampliar a imunização na cidade e atender ao setor educacional.

Ocupação

A chamada segunda onda da covid vem impactando de forma expressiva a rede municipal de saúde de São Bernardo. Mesmo com a ampliação da capacidade de atendimento municipal, após a inauguração de dois hospitais permanentes voltados ao atendimento exclusivo de pacientes acometidos pele doença – caso do HU e do Novo Hospital Anchieta – o município registrou, no último domingo (14/03), taxa de ocupação de 99% dos leitos de UTI. Com a abertura dos 19 novos leitos de UTI, o índice de ocupação baixou para 84% nesta segunda-feira.

São Bernardo conta ainda com 336 leitos de enfermaria para atendimento de vítimas da Covid-19. Neste caso, a taxa de ocupação atual é de 80%.

No total, a rede de Saúde de São Bernardo dispõe de cinco equipamentos para atendimento de vítimas da Covid-19, sendo eles o Hospital de Urgência, Hospital de Clínicas, Novo Hospital Anchieta, Hospital Pronto Socorro Central (HPSC) e Hospital Municipal Universitário (HMU).

 

Foto:  Omar Matsumoto/PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *