São Bernardo deve liberar Parklets ainda no primeiro semestre
Os parklets, um dos pedidos do setor gastronômico de São Bernardo e que arrasta há anos, deve finalmente sair do papel ainda no primeiro semestre. A confirmação foi passada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Turismo da cidade, Rafael Demarchi.
Os parklets são mini praças que ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento em vias públicas, uma extensão da calçada que funcionam como um espaço público de lazer e convivência. Podem possuir bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras, entre outros elementos de conforto e lazer. Em Santo André já foram liberados há alguns anos e já são opção dos clientes em diversos locais da cidade, principalmente no bairro Jardim, que concentra um polo gastronômico.
Para Beto Moreira, presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) há uma tendência crescente para essa demanda. “Além do embelezamento do local e boa área de convivência, o espaço aumenta a capacidade de assentos e atende melhor ao público. Ao mesmo tempo em que o comércio também acaba elevando a sua receita. Por isso, buscamos apoio da gestão pública”, explica Beto.
Demarchi afirmou que para liberar o uso dos parklets, é necessário fazer um projeto que determine as especificações da cada um. “Precisamos estabelecer onde poderá ser instalado, tamanho e outros dados técnicos para autorizar”, disse Demarchi.
Entender as demandas dos empresários é a nova política da atual administração da cidade. “A administração vai estar ao lado das empresas. Vamos segurar as que estão instaladas na cidade e buscar novas, com medidas que já estão sendo tomadas, como facilitar a abertura e outras.”, disse o secretário.
Foto: Eagle News e Divulgação