ABC

São Bernardo libera aulas presenciais a partir de quarta-feira, dia 14 de abril

O prefeito de São Bernardo,Orlando Morando, anunciou nesta sexta-feira, 09 de abril, em live nas redes sociais, a liberação das aulas presenciais na rede privada a partir da quarta-feira, 14 de abril. A estaduais e municipais ficarão fechadas até a que a situação da pandemia melhore um pouco mais.

A partir da segunda-feira, as escolas privadas poderão abrir para reunião de pais e funcionários. Os alunos, restritos a 35% conforme determina o Plano São Paulo do governo estadual, poderão voltar na quarta.  A liberação é para aulas e não apenas acolhimento.

Segundo Morando, as redes públicas continuam com o ensino à distância. “Estudo mostrou que a volta das redes municipais e estaduais impacta em 25% o movimento da cidade. Se durante a semana a ocupação da UTI mantiver a tendência de queda em que se encontra atualmente, poderemos rever a determinação e liberar a volta também nas municipais e estaduais. A menor rede é a particular. Por isso estamos dando esse primeiro passo”, ressaltou o prefeito.

O Movimento Escolas Abertas de São Bernardo reivindica que as escolas sejam abertas para todos. “O Plano São Paulo e o decreto estadual, que reconhece a educação como atividade essencial, não faz qualquer distinção entre a rede particular e pública. É inconstitucional, ilegal e imoral autorizar a reabertura somente das escolas particulares. Esta decisão lamentável só comprova que a gestão municipal não investiu, não planejou e não preparou as escolas públicas que estão fechadas há mais de um ano. As crianças das escolas públicas são as mais vulneráveis e enfrentam situações graves de evasão, subnutrição, trabalho infantil, abuso sexual, violência doméstica e abandono. A escola também representa  uma insubstituível rede de proteção. Não iremos descansar enquanto as escolas não forem reabertas para todos com estrutura, segurança e qualidade”, destaca, em nota o movimento sobre a volta às aulas apenas na rede privada.

 

Foto: Divulgação PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *