ABC

São Caetano e Mauá liberam vacina contra gripe para o público a partir de 6 meses

A partir desta quinta-feira, 02 de maio, a Secretaria de Saúde de São Caetano atende toda a população, a partir de seis meses de idade, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As doses estão disponíveis em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Super Centro de Saúde, em livre demanda, até que as doses se esgotem.

Embora a vacinação esteja aberta a todos os moradores, é importante que o público prioritário continue sendo vacinado. “Precisamos ampliar a cobertura vacinal dos grupos mais vulneráveis. A menor cobertura vacinal está entre gestantes, cuja cobertura foi de 7,4%, seguida de trabalhadores da Saúde, com 8,88%, e das crianças de seis meses a menores de 6 anos, com 18,53%”, informa a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Entre a população prioritária (79.929 moradores), somente 30,6% procuraram os postos de vacinação. Idosos de 60 anos ou mais foram os que mais se vacinaram (33,65%). Para ser vacinado basta levar documento com foto e carteirinha de vacinação.

 

Confira os horários e endereços dos locais de vacinação contra a gripe em São Caetano:

De segunda a sexta, das 8h30h às 20h30, e sábados das 8h30 às 11h30

UBS Amélia R. Locatelli (Alameda João Galego, 1 – Bairro Santa Maria);

UBS Dolores Massei (Rua Senador Fláquer, 134 – Bairro São José);

UBS Nair Spina Benedicts (Rua Oswaldo Cruz, 1.153 – Bairro Oswaldo Cruz);

UBS Dr. Ivanhoé Esposito  (Rua Flórida, 295 – Bairro Barcelona);

Centro de Especialidades Médicas (Rua Heloisa Pamplona, 269 – Bairro Fundação);

Centro Policlínico Gentil Rstom (Avenida Tietê, 301 – Bairro Nova Gerty);

Super Centro de Saúde (Rua Maranhão, 685 – Bairro Santa Paula).

 

De segunda a sexta, das 8h30h às 16h30

UBS Dr. Angelo Antenor Zambom (Rua Vanda, 11 – Bairro Boa Vista);

UBS Caterina Dall’Anese (Rua Prates, 430 – Bairro Olímpico);

UBS Darcy Sarmanho Vargas (Rua General Estilac Leal, 58 – Bairro Mauá);

UBS João Luiz Pasqual Bonaparte (Rua Maranhão, 611 –  Bairro Santa Paula);

UBS Maria Corbeta Segato (Avenida Prosperidade, 671 – Bairro Prosperidade);

UBS Moacir Gallina (Rua Casemiro de Abreu, 560 – Bairro Cerâmica).

 

Mauá

A liberação das doses para o público a partir de 6 meses em Mauá também começou nesta quinta. Todos os postos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Desde o início da campanha, em março deste ano, já foram aplicadas 36.187 e a cobertura do grupo prioritário é de 25,65%.

Independentemente da ampliação do público de abrangência da vacinação, todos os esforços deverão ser continuados para vacinar os grupos prioritários que são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença, entre eles destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com 60 anos ou mais de idade, crianças menores de cinco anos de idade e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, entre estes, cardiorrespiratórias, com obesidade mórbida, diabetes, imunossupressão, dentre outros.

A Influenza é uma infecção causada pelos vírus A, B, C ou D, que afetam o sistema respiratório. A doença apresenta tendência de disseminação fácil, já que os vírus A e B podem causar epidemias sazonais a ponto de causar pandemias. Além disso, os casos podem variar de quadros leves a graves que podem levar à morte.

A Influenza apresenta sintomas como Síndrome Gripal, com febre de duração de uns três dias, dor de cabeça, dores musculares e de garganta, tosse e cansaço. Daí vem a importância da vacinação, que é considerada pelos técnicos do setor como a melhor estratégia de prevenção contra a doença, porque promove a imunidade no período de maior circulação dos vírus e reduz o agravamento da doença.

 

Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *