São Caetano inaugura primeiro Coworking Municipal do ABC
A pandemia causou mudanças em muitos segmentos. Transferiu o trabalho dos escritórios para a casa e empregados em empresários. Mas, nem sempre a transição foi fácil. A falta de um espaço e o uso cada vez maior de tecnologias pode ser um empecilho para o crescimento. E, para ajudar os novos empresários ou profissionais liberais, a Prefeitura de São Caetano inaugurou o primeiro Coworking Municipal de São Caetano. O espaço também é o primeiro do ABC.
Localizado no Atende Fácil, no Centro, o espaço foi concebido para atender às necessidades dos munícipes, oferecendo um ambiente colaborativo para conectar empresas e empreendedores, compartilhar ideias e impulsionar projetos inovadores.
Durante o evento de inauguração, nesta quinta-feira, 04 de abril, o prefeito José Auricchio Júnior discursou sobre a oportunidade de promover a inovação e o desenvolvimento da cidade: “Este Coworking reflete nosso compromisso com o desenvolvimento econômico e o apoio aos empreendedores locais. É mais do que um espaço físico, é uma oportunidade para fomentar a tecnologia, a inovação e a geração de empregos.”
O secretário da Sedeti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação), Daniel Córdoba, destacou a importância do novo espaço. “É uma honra poder colaborar com a inclusão social, a inclusão digital e a geração de renda para as próximas gerações. Estou entusiasmado com as possibilidades que este Coworking oferece para impulsionar a economia local e promover a inovação na cidade”, afirmou Córdoba.
Com capacidade para 60 pessoas, o Coworking oferece uma variedade de serviços e recursos, incluindo internet gratuita, mobiliário completo e um auditório de treinamento, que será utilizado para cursos e capacitações em parceria com instituições renomadas como USCS, Sebrae, Senai e Senac. Além disso, conta com a Sala do Empreendedor e um espaço dedicado ao Portal do Emprego, facilitando o acesso a programas de inclusão digital e suporte para empreendedores de todos os portes interessados em se estabelecer na cidade.
O evento, aberto ao público, contou com a presença de autoridades locais, representantes de entidades parceiras e membros da comunidade. Luís Fernando Di Marzio, representante da Corretou, uma das startups residentes no Parque Tecnológico Municipal, fez questão de prestigiar a inauguração. “Este trabalho da prefeitura tem sido excelente para nós, cidadãos de São Caetano. O parque e o Coworking vão funcionar muito bem para o pessoal que está começando, especialmente para os empreendedores locais que antes buscavam apoio fora da cidade. A cidade tem sido próspera e acho que isso tem sido muito bom”.
Fotos: Divulgação PMSCS e Théo Lucano/Eagle News