São Caetano lacra e fecha bares que descumpriram regras contra a covid-19
A Prefeitura de São Caetano do Sul lacrou três bares que descumpriram as regras contra a covid-19, especialmente por conta da aglomeração de pessoas e a não utilização de máscaras por seus frequentadores. Outros 12 bares foram fechados, temporariamente, após a presença dos fiscais, podendo reabrir desde que cumpram os protocolos. Este é o resultado da fiscalização realizada entre sábado, 28 de novembro e esta segunda-feira, 30.
Como todo o Estado e a maior parte do país, a cidade registra alta no número de infectados e vítimas da doença. De acordo com o boletim mais deste domingo, 29 de novembro, a média móvel de novos casos está em 41,1 por dia, enquanto que a de óbitos atinge 1,29. Em 15 de novembro, esses números eram de 35,1 (novos casos) e 1 (óbito).
Diante desse cenário, a prefeitura intensificou a fiscalização junto aos estabelecimentos comerciais nas últimas semanas, garantindo o cumprimento das regras de enfrentamento da pandemia, como distanciamento mínimo para evitar aglomerações, uso de máscaras e oferta de álcool em gel.
“Desde o início da quarentena, nossos fiscais têm atuado no sentido de, primeiramente, orientar sobre o cumprimento das novas regras. Somente em casos de reincidência é que os estabelecimentos são lacrados”, afirma o diretor de Controle Fiscal da Atividade Econômica da Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão), Ítalo Dal’Mas Júnior.
Os 12 bares fechados já podem reabrir, desde que se adequem às normas. Já os lacrados, só poderão reabrir após processo administrativo, desde que também estejam de acordo com as normas, e estão passíveis de multa.
Foto: Divulgação PMSCS