Servidores de Santo André fazem paralisação nesta quinta
Os servidores públicos de Santo André anunciam paralisação nesta quinta-feira, 31 de março. A adesão à greve em defesa da reposição integral da inflação nos salários está forte nos locais de trabalho.
O movimento é organizado pelo Sindiserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santo André) que está convocando trabalhadores e trabalhadoras de todos os setores, autarquias e departamentos da Prefeitura.
O Sindicato protocolou, no dia 24 de março, ofício de paralisação na Prefeitura ao prefeito Paulo Serra e ao Secretário de Administração, Almir Cicote.
Também nesta quinta-feira, às 14h, o Sindserv está convocando todos os servidores e servidoras para irem ao Paço Municipal a partir das 14h para realização de um grande ato e passeata. Na programação desta quinta-feira, o Sindicato fará uso da Tribuna Livre, na Câmara Municipal, para falar do movimento paredista dos trabalhadores.
Reabertura das negociações com Paço
Os servidores irão parar em protesto à falta de respeito do governo Paulo Serra que rompeu com a mesa de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindicato e encaminhou o Projeto de Lei Complementar 10/22 que prevê o reajuste salarial abaixo da inflação e parcelado em duas vezes: 3% em maio e 4% em setembro. Esse PLC foi aprovado em duas votações pela maioria dos vereadores na Câmara Municipal, sem diálogo com o Sindicato e trabalhadores, e deve entrar em vigor em maio.
O Sindicato explica que esse índice de 7% não cobre as perdas salariais acumuladas pela categoria ao longo do período da data-base dos trabalhadores, ampliando a perda do poder de compra. A entidade sindical reivindica a retomada das negociações com a Administração Municipal, para que seja negociada uma contraproposta salarial que contemple no mínimo a reposição inflacionária dos últimos dois anos.
Estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), solicitado pelo Sindserv, mostra que a defasagem inflacionária nos salários dos servidores andreenses acumula 18,44%, e é referente à data-base da categoria, de maio de 2020 a maio de 2022.
Foto: Dino Santos/Sindiserv