Shopping ABC, aquele que era o Mappin, faz 25anos
Parece que foi outro dia que aquele empreendimento na avenida Pereira Barreto, em Santo André, bem em frente ao Hospital Brasil, era o Mappin. A loja de departamentos marcou tanto a região que seu nome ficou eternizado, mesmo 25 anos após o espaço ter se transformado no Shopping ABC. E até hoje quando alguém fala que vai ao Shopping ABC, escuta: no Mappin?
Não pensem que a direção do shopping se incomoda com a associação. Pelo contrário, para a gerente de marketing do Shopping ABC, Flávia Tegão, essa confusão de nomes mostra que o centro de compras faz parte da memória afetiva da população de Santo André e do ABC. “ A gente até brinca que deveríamos comprar a marca Mappin.”
E desde aquele 19 de agosto de 1996 muita coisa mudou. Mas outras ainda estão lá, no Shopping ABC. A Lojas Americanas e a C&A estão no centro de compras desde o início das operações. Outras acabaram de chegar, como Umai House, Toutsie, Casa da Bruxa, Kekala, Mr. Cheney e São Brigadeiros. Há outras que estão perto de abrir as portas, como a Pernambucanas, que deve apresentar um novo conceito de loja, a Life Vivara, o Super Grill e outras novidades que chegam para incrementar o mix oferecido pelo Shopping.
Além das lojas, nestes 25 anos o ABC mudou, assim como os consumidores e o conceito de shopping. A região cresceu, ganhou marcas que antes só estavam na capital, e passou a segurar seus consumidores. Os shoppings deixaram de ser apenas locais com lojas. Agora são parte importante no entretenimento, serviços e até local para fazer exames médicos. A segurança e comodidade atraíram grandes restaurantes que saíram da praça de alimentação e se espalharam por todo o empreendimento. A praia dos paulistanos tem da manicure ao banco. O Shopping ABC incorporou toda a evolução do setor.
Mesmo enfrentando o fechamento completo durante a pandemia, Flávia destaca que a taxa de vacância do centro de compras está em 4%, o que faz do Shopping ABC um dos mais sólidos e importantes da região.
Aniversário
Comemorar uma data importante como 25 anos em meio a uma pandemia e com restrições e uso de máscara foi mais um desafio para a equipe de marketing do Shopping ABC. Até o próximo domingo, 22 de agosto, os clientes que estiverem no local poderão encontrar com personagens nos corredores e ganhar presentes, uma união entre lojistas e direção.
No domingo, o encerramento das festividades promete será com um Flash Mob, uma maneira encontrada para presentear quem estiver no local e evitar aglomerações. Cantores espalhados pelo centro de compras vão interagir com os visitantes e finalizar com uma apresentação que promete ser épica.
Shopping do ABC
A proximidade com o ABC é outro diferencial, segundo a gerente de marketing. “Priorizamos os serviços de empresas do ABC, dos fornecedores de presentes das datas comemorativas até a agência de marketing. Nossa opção é contratar aqueles que estão no ABC”, disse Flávia. O presente entregue para influenciadores e jornalistas para comemorar a data foi da Lu Chocolates, marca importante da região.
No Dia das Mães, o shopping distribuiu bolachas da marca Dona do Doce, que é de São Caetano. No Dia dos Pais, o presente foi da Cervejaria Madalena, de Santo André.
Fotos: Reprodução