Silvana Medeiros (PSD) é conhecida como a vereadora da família em Santo André
A vereadora andreense Silvana Medeiros (PSD) evangélica é também líder das mulheres na igreja que congrega e em mais 12 igrejas que formam a regional de Santo André. O trabalho que a vereadora desenvolve com as mulheres na igreja, tem uma relação muito estreita com seus projetos apresentados na Câmara Municipal, que é o resgate da família tradicional. “Quero buscar esses valores da família que estão sendo esquecidos”, afirmou.
Segundo a vereadora, tem sido um grande desafio ocupar uma cadeira no legislativo municipal, porque é pequeno o número de mulheres na política, ela se refere às mulheres dizendo que são prudentes, cuidadoras e mais cautelosas.” O fato de ser uma vereadora muitas portas são abertas. Mas, dentro da igreja procuro não misturar as coisas, na igreja sou a líder das mulheres. Como vereadora é lógico tenho um canal acessível para ajudar todas as mulheres. Eu já fazia isso antes em diversas atividades sociais. Hoje, intensifico mais o esse trabalho na câmara. ”
Foi criada na Câmara de Santo André, a Procuradoria da Mulher, onde a vereadora Silvana Medeiros ocupa o cargo de Procuradora Adjunta. ” A procuradoria tem como função orientar as mulheres que são vítimas de violência doméstica. Nós encaminhamos essa mulher a um órgão público, onde ela recebe orientação e ajuda para resolver essa situação”, disse.
“Salve uma Mulher” é um projeto do Governo Federal que foi implantado no município de Santo André através da vereadora Silvana, que tem com finalidade atender as mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica e, tem como prioridade tratar essas mulheres. O projeto vai treinar agentes públicos, prepará-los e capacita-los para ouvir, acolher e tratar as vítimas. “O sofrimento dessas mulheres não é só físico e psicológico, muitas não conseguem sair dessa situação porque não têm condições financeiras para criar e manter os seus filhos. O projeto vai oferecer cursos profissionalizantes para elas, uma alternativa para conquistar a independência financeira”, esclarece.
A vereadora da família é incansável na luta pelos direitos da mulher e como cristã quer fazer a diferença. Ela apresentou o projeto “Selo Amiga”, aprovado na Câmara que garante 2% das vagas nas empresas para as mulheres vítimas de violência. O projeto aguarda ser sancionado pelo prefeito para se tornar lei. A empresa só obterá o “Selo Amiga” quando comprovar que não há desigualdade de cargos, e qualquer outro tipo preconceito contra essas mulheres”, explica.
“Minha mensagem para todas as mulheres, se envolvam mais na política, em todos os assuntos. Temos que tirar este rótulo que o papel da mulher é cuidar da casa e dos filhos. Deus criou a mulher para estar ao lado do homem, o marido pode ser até o cabeça da família, mas nós somos o pescoço, o corpo. Nós desenvolvemos multitarefas”, sorriu.
A vereadora recorre a uma passagem bíblica onde Deus disse para Abraão sair da tenda, olhar para o céu, e vê se pode contar as estrelas. “A minha mensagem é que as mulheres saiam do seu mundo, e olhem o que Deus pode proporcionar. Cada pessoa tem um dom para desenvolver, basta dar o primeiro passo, que Deus completa tudo na nossa vida”, finalizou
Foto: Divulgação