ABC

Uma surpresa chamada Marcelo Lima

Para quem espera que Marcelo Lima faça uma administração de continuidade do atual prefeito Orlando Morando, está cada vez mais enganado. Marcelo que ter uma marca e, ao que parece, começou bem.

O anúncio dos secretários está mostrando que ele vai por um caminho bem diferente do atual governo, mesmo tendo sido eleito duas vezes como vice. Diferente de seu antecessor, Marcelo Lima busca nomes fortes, como o futuro secretário da saúde, Jean Gorinchteyn, que comandou o setor no Estado de São Paulo durante a pandemia da covid, que terá o desafio de acabar com os problemas em UPAs, UBSs e hospitais públicos da cidade.

Na Educação, Marcelo optou por Júlio César da Costa, um nome de destaque nacional e que comandou a pasta em Sobral, no Ceará, por dez anos, transformando o município em referência nacional no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

“São Bernardo vai ser referência nacional”, afirmou Marcelo Lima, que explicou o motivo de sua escolha para o cargo: “O que mais me chamou a atenção no Júlio César, além do currículo excepcional, foi a forma como ele lidera: sempre próximo dos profissionais da educação e valorizando toda a rede. Ele entende que o sucesso de uma secretaria depende do trabalho em equipe, e é essa visão que fará a diferença”, declarou.

Desde 2021, Júlio César lidera a Secretaria de Educação de Eusébio, também no Ceará, onde acumulou conquistas de destaque. Sob sua gestão, o município alcançou o 1º lugar no estado do Ceará e o 2º lugar nacional no Prêmio Band Cidades Excelentes em 2024. Além disso, Eusébio registrou avanços notáveis, como um índice de 92,6% no indicador “Criança Alfabetizada”, do MEC, superando as médias estadual e nacional. No mesmo ano, o município recebeu o Selo Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, reforçando a qualidade de sua educação básica.

“Tenho certeza de que os profissionais da Educação de São Bernardo encontrarão nele um parceiro comprometido com resultados e com o fortalecimento da nossa rede”, disse Marcelo Lima.

Com mais de 30 anos de experiência, Júlio César iniciou sua trajetória como professor na rede municipal, passando por cargos como diretor de escola e secretário-adjunto, até se tornar secretário de Educação em Sobral e, posteriormente, em Eusébio.

 

Contraste

Se realmente trilhar o caminho que está mostrando, o prefeito eleito deve dar mais espaço para os secretários, bem diferente de seu antecessor. Morando concentra as conquistas em seu nome. Em todo material de divulgação distribuído para a imprensa, seu nome é que dá o título, o que ganha destaque. Na atual São Bernardo, apenas Orlando Morando faz e inaugura. Ele se esquece que é apenas um administrador, que o dinheiro empregado nas obras não é dele, mas de toda população.

Pelas escolhas do futuro prefeito, os secretários devem ter autonomia e espaço para mostrar trabalho e contribuir para o desenvolvimento de São Bernardo, dividindo democraticamente os elogios das vitórias.

Marcelo Lima, durante o anúncio de secretários nesta segunda-feira, 16 de dezembro, ressaltou o trabalho dos prefeitos anteriores, como William Dib, Luiz Marinho e, lógico Morando. Já, o atual faz questão de a cada aparição pública criticar seu antecessor, Marinho.

Na questão política, Marcelo tem deixado claro que as picunhas entre partidos ficou para trás. Já se reuniu o presidente Lula, em econtro artiulado pelo ministro Marinho e pelo deputado estadual Luiz Fernando Teixeira. E também á conversou com o governador Tarcísio de Freitas. As reuniões visam atrair recursos , financeiros para a cidade e não ficar na dependencia exclusiva da deputada estadual Carla Morando, que ‘financiou’, com emendas, os feitos de Morando.

 

Foto: Divulgação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *